Arte nas Estações | “A ferro e fogo”, Paço da Misericórdia, Ouro Preto
O projeto Arte nas Estações, idealizado pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald, chega ao segundo ciclo com três exposições temáticas simultaneamente em três cidades mineiras: Ouro Preto, Congonhas e Conselheiro Lafaiete. O Arte nas Estações tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da RKF Consultoria. O educativo do projeto tem apoio da Fundação Hees.
Com curadoria de Ulisses Carrilho, as mostras levam obras da coleção do Museu Internacional de Arte Naïf – que em 2016 teve suas atividades encerradas no Rio de Janeiro, abrigando o maior acervo do gênero no mundo – para espaços fora do eixo Rio-São Paulo, com o objetivo de disseminar a sua potência.
Em Ouro Preto, no Paço da Misericórdia (antiga Santa Casa) está em cartaz a exposição “A Ferro e Fogo”. Nela, artistas populares abordam uma relação integrada entre as questões naturais e políticas. Manifestações e rebeliões são representadas nas obras que trazem cenas de luta pela preservação das espécies: uma mata exuberante, uma terra fértil, um povo nutrido de um forte desejo de construir.
“A ferro e fogo”, Paço da Misericórdia, Ouro Preto
22 de abril a 18 de junho de 2023
Paço da Misericórdia (antiga Santa Casa)
Rua Padre Rolim, 344. Ouro Preto – Minas Gerais
Horário de funcionamento: quinta a domingo, de 9h às 17h
Entrada gratuita | Classificação livre