Sobre a obra

O Altruísta | Série Autorretrato, 2021


Ficha técnica

O Altruísta
Série Autorretrato
Óleo sobre tela
60 x 50 cm
2021


Sobre o artista

Jeane Terra

Jeane Terra nasceu em Minas Gerais, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sua pesquisa as subjetividades da memória, as nuances da transitoriedade das cidades e destroços de um tempo, como o apagamento urbano e o crescimento desenfreado das urbes. O trabalho da artista se desenvolve nos suportes da pintura, escultura, fotografia e videoarte. Muitas vezes auto referencial, seu trabalho gravita a usina ruidosa, de onde sua memória vem à superfície. A partir da vivência da demolição da casa em que viveu na infância e com a aproximação do barroco mineiro, a artista produz esculturas utilizando escombros coletados das mais diversas construções, criando uma espécie de “relíquia” para estes objetos carregados de memórias e moradas. Em seus trabalhos, Jeane utiliza o escombro e a “pele de tinta”, técnica que desenvolveu a partir da mistura de tinta acrílica e aglutinante, que feita em finas camadas ganha um aspecto de pele. A artista utiliza as “peles” de tinta para produzir suas pinturas que são costuradas - algumas se valendo da técnica em ponto cruz -, ou recortadas e coladas direto na tela. Uma espécie de corpo-pintura. Assim como, ao utilizar escombros de casas e edifícios como objeto de trabalho e revesti-los com peles de veludo, gera novos sentidos à matéria corpo-casa. Realizou as individuais: “Escombros, Peles e Resíduos” sob curadoria de Agnaldo Farias na galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea e “Inventário” na Cidade das Artes, RJ (2018). Principais exposições coletivas: “Me Two”, “Brasil! Obras da coleção de Ernesto Esposito” no Museu Ettore Fico, Turim, Itália, em 2019; “O Ovo e a Galinha” na Simone Cadinelli Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, em 2019; “Abre Alas” na A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, em 2019; “Projeto Montra”, em Lisboa em 2013; “Nova Escultura Brasileira – Herança e Diversidade” na Caixa Cultural, RJ, em 2011; Biwako Biennale, Japão, em 2010. Sua obra faz parte da Coleção do Museu de Arte do Rio.


ANITA SCHWARTZ GALERIA

Rio de Janeiro / RJ

Desde meados dos anos 80, Anita Schwartz participa ativamente na construção e consolidação da carreira de artistas com produções atemporais, apoiando no desenvolvimento profissional e na projeção e reconhecimento de suas poéticas, através de parcerias com galerias, museus e instituições culturais internacionais e da participação nas principais feiras de arte contemporânea. Em 1998 Anita Schwartz inaugura a galeria de arte contemporânea que levará seu nome. No ano de 2013, é transferida para novo espaço com projeto assinado pelo escritório Cadas Arquitetura, tornando-se a galeria pioneira no Brasil com edifício sede especialmente planejado. Com aproximadamente 700 m² de área distribuídos em três andares, oferece salão principal de 140 m² e pé direito de 6,8 m para receber grandes mostras, instalações e projetos especiais. No segundo andar, uma sala de exposições de 96 m² e terraço com um container destinado a videoinstalações, que comporta até 20 espectadores. Através de criteriosa seleção, a Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta artistas representados com trajetórias reconhecidas e emergentes, entre brasileiros e estrangeiros, destacando obras e práticas artísticas atemporais. O acervo da Galeria possui obras de importantes artistas brasileiros, como Abraham Palatnik, Antonio Manuel, Farnese de Andrade, Frans Krajcberg, Ivens Machado, Waltercio Caldas, Wanda Pimentel e Yolanda Freyre. Atualmente, destacam-se entre suas atividades, o incentivo aos intercâmbios e interseções entre artistas emergentes e artistas representados, brasileiros e estrangeiros, promovendo novas experiências estéticas que buscam intensificar diálogos entre diferentes contextos geopolíticos para a disseminação e trocas de saberes culturais.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.