Sobre a obra

Caixa para desenhos


Ficha técnica

2014
papel e tecido
ed 5/15
7 x 55 x 39 cm | 7 x 55 x 85 cm


Sobre o artista

Carlos Nunes

Para Carlos Nunes, as pequenas coisas do cotidiano, como objetos prosaicos que habitam as casas, ateliês e ruas, ou até mesmo a luz, onipresente e silenciosa, constituem elementos inesgotáveis de pesquisa, ainda que seus trabalhos, muitas vezes, tornem visíveis justamente os processos de esgotamento inerentes à matéria. Ao estabelecer regras e procedimentos para testar hipóteses sobre as relações entre começo e fim, quantidade e intensidade, esgotamento e sedimentação, acúmulo e esmaecimento, o artista busca, através de atos investigativos sistematicamente registrados em desenhos, esculturas e instalações, extrair todo o potencial expressivo dos objetos e de suas cores. Carlos Nunes formou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e estudou na Saint Martins School of Arts, em Londres. Em 2005, mudou-se para Buenos Aires, onde trabalhou até 2007 e participou de suas primeiras exposições coletivas. Em 2008, voltou a São Paulo, onde deu prosseguimento a suas pesquisas artísticas. Fez residência em Matadero Madrid, em 2014, e no Espaço T, em Portugal, em 2016. Realizou exposições individuais no Aomori Contemporary Art Centre (Japão, 2019); Galeria Raquel Arnaud (2013 e 2017); Museu Nacional de Soares dos Reis (Portugal, 2016); Galeria Ponce+Robles (Espanha, 2016); Centro Brasileiro Britânico (2010), entre outras. Destacam-se as exposições coletivas na Casa do Brasil (Espanha, 2018); Galeria Osnova (Rússia, 2017); Matadero Madrid (Espanha, 2014); Instituto Tomie Ohtake (2014). Suas obras são parte do acervo da Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Museu de Arte do Rio e Coleção Helga de Alvear (Espanha).


Galeria Raquel Arnaud

São Paulo / SP

A consistência e a importância de um artista vêm do aprimoramento de suas fases e pesquisas. Para um artista, assim como para uma galeria, é imprescindível manter uma linha de trabalho sem concessões. A trajetória da Galeria Raquel Arnaud é assinalada por escolhas visuais contundentes e pelo esforço no sentido de colocar em perspectiva as tendências que representa. Precursora no mercado de arte brasileira e fundamental para o desenvolvimento e consolidação da arte contemporânea, a Galeria Raquel Arnaud foi criada em 1973, com o nome de Gabinete de Arte. Com espaços marcantes assinados por arquitetos como Lina Bo Bardi, Ruy Ohtake e Felippe Crescenti, o Gabinete passou por diferentes endereços como as avenidas Nove de Julho e Brigadeiro Luís Antônio, além do espaço que havia pertencido ao Subdistrito Comercial de Arte, na rua Artur de Azevedo, em Pinheiros, no qual permaneceu de 1992 a 2011. O foco no segmento da abstração geométrica e a atenção especial dada às investigações da arte contemporânea – arte construtiva e cinética, instalações, esculturas, pinturas, desenhos e objetos – perpetuaram a Galeria Raquel Arnaud no Brasil e no exterior, tanto por sua coerência como pela contribuição singular para valorização e consolidação da arte brasileira. Para isso, contribuíram de forma fundamental artistas como Amilcar de Castro, Willys de Castro, Lygia Clark, Mira Schendel, Sergio Camargo, Hércules Barsotti, Waltercio Caldas, Iole de Freitas e Arthur Luiz Piza, entre outros. Atualmente com sede na rua Fidalga, 125, Vila Madalena, a Galeria Raquel Arnaud representa artistas reconhecidos nacional e internacionalmente – Waltercio Caldas, Carlos Cruz-Díez, Arthur Luiz Piza, Sérvulo Esmeraldo, Iole de Freitas, Maria Carmen Perlingeiro, Carlos Zilio e Tuneu. Os mais jovens atestam a consolidação de novas linguagens contemporâneas – Frida Baranek, Geórgia Kyriakakis, Daniel Feingold, Julio Villani, Célia Euvaldo, Wolfram Ullrich, Elizabeth Jobim, Carla Chaim, Carlos Nunes e Ding Musa. Raquel Arnaud também fundou o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) em 1997, a única instituição no Brasil que cataloga documentação de artistas.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.