Sobre a obra

Plano 01


Ficha técnica

Ano: 2019
Tinta spray sobre papel. Tiragem 3/10 + PA.


Sobre o artista

Coletivo MUDA

Formado em 2010 pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache, e pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino, o Coletivo MUDA vê a cidade como um laboratório de transformações. Seus painéis de azulejos com estampas gráficas contemporâneas (sempre site-specific) ocupam espaços públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo a Havana e Nova York. A obra do coletivo pode ser vista como um tributo aos famosos muralistas brasileiros Athos Bulcão e Paulo Werneck, ou ainda como referência a nomes consagrados da arte brasileira, como Alfredo Volpi e Geraldo de Barros. Para o crítico Felipe Scovino, “as composições do MUDA não estão ligadas a um embelezamento da cidade, mas em pensá-la criticamente. São trabalhos site-specific, pensados para ocupar e refletir sobre as especificidades daquele lugar ao mesmo tempo em que fundam um novo território”. Em 2013, as obras migram do espaço público para o privado e, pela primeira vez, ocupam uma galeria de arte - com a mostra “Território Modular”, na Lurixs. Para a exposição, o MUDA cria obras com volume, peças que se relacionam com a arte cinética e que pedem o deslocamento do espectador pelo espaço da galeria. Na exposição, ainda segundo Felipe Scovino, “o MUDA transfere para o cubo branco o que estava faltando naquele lugar e pelo qual eles têm o maior apreço, isto é, a rua, a natureza e a cidade. Suas caixas, objetos e esculturas tornam o espectador da galeria em um pedestre, um andarilho”.


Galeria Aura

São Paulo / SP

Criada em 2015 como uma plataforma digital, a Aura dedicou seus primeiros anos de existência a mapear e inserir no mercado artistas do novíssimo cenário de arte contemporânea brasileiro. Gradualmente, a experiência online desdobrou-se em eventos presenciais, com exposições pop-up e a participação em feiras de arte contemporânea. Em 2017, esse processo culminou na abertura de um espaço físico próprio, na Vila Madalena, em São Paulo. A partir de 2020, a Aura inaugura a Casa-Galeria em um apartamento localizado na Santa Cecília, na região central de São Paulo, e volta a atuar digitalmente promovendo cursos online sobre o sistema da arte e eventos abertos ao público, como o Happy Aura, que propõe conversas informais entre seus diversos agentes e profissionais de outros campos da cultura.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.