Sobre a obra

simétricos psicofísicos: alegoria #3

A série Simétricos Psicofísicos é livremente inspirada no Teste de Rorschach, uma controversa técnica de avaliação psicológica em que o paciente é convidado a interpretar manchas de tinta e associá-las a elementos reconhecíveis de seu imaginário pessoal. Partindo das imagens das dez pranchas que compõem o teste, a proposta da série de Smék é transformar esses borrões bidimensionais em possíveis volumes tridimensionais. Cada escultura possui múltiplos pontos de apoio, permitindo que a peça assuma diferentes configurações conforme sua posição, ampliando, assim, as possibilidades de interpretação. Produzidas a partir de cópias de ossos humanos em bronze patinado e ferro fundido, as obras estabelecem uma conexão entre aspectos psicológicos abstratos e a fisicalidade visceral da anatomia humana.


Ficha técnica

ferro e latão


Sobre o artista

Dora Smék

Corpo, movimento, contração, retenção e fluxo são elementos presentes no trabalho de Smék com base em diferentes tipos de mídia, como esculturas, instalações, fotografias, vídeos, performances e peças de dança. Sua pesquisa está frequentemente relacionada a processos de adaptação e adequação do corpo em situações de tensão, principalmente no que se refere ao corpo feminino. Mestra em Artes Visuais pela Unicamp, Campinas, Brasil Graduada em Artes do Corpo pela PUC-SP, Brasil As exposições incluem: Plei, Massapê Projetos, Brasil (2020); 47o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Brasil (2019); Mulheres na Arte Brasileira: Entre dois Vértices (Centro Cultural São Paulo, Brasil) (Mulheres na Arte Brasileira: Entre Dois Vértices); 12o de Arte de São Bernando do Campo, Brasil (2019); Brasília Extemporânea (Brasília Extemporânea), Casa Niemeyer, Brasil (2019); Transbordação (Overflow), Galeria Vermelho (Verbo - Performance Art Festival), Brasil (2017).


Central Galeria

São Paulo / SP

Na Central celebramos a criatividade, a tolerância e a diversidade. Buscamos ser um espaço inclusivo online e offline. Representamos artistas cujas poéticas orbitam o universo da arquitetura e exploram a relação entre sujeito e paisagem urbana sob uma perspectiva decolonial. Temos o compromisso de difundir reflexões sobre a arte contemporânea com um programa que visa transbordar do espaço expositivo para seu entorno – seja através de exposições, conversas, publicações ou projetos especiais.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.