Sobre a obra

sem título, série: cerrado ralo


Ficha técnica

Bruno Weilemann Belo
sem título, série: cerrado ralo
2024
Tinta óleo e emulsão a base de tinta óleo sobre tela
29 x 32 cm


Sobre o artista

Bruno Weilemann Belo

rio de janeiro, rj, 1983. vive e trabalha em petrópolis, rj. Bruno Weilemann Belo parte da pintura para investigar modos de sedimentação e fragmentação da imagem. Atraído por operações de descontextualização de fotografias de jornais e stills de filmes, o artista desdobra corrosões narrativas da imagem que emulam um reordenamento das formas de experiência e de leitura do espectador. Obliterando a determinação referencial do signo, suas imagens não dão conta do enredo a que inicialmente estabeleciam referência. E a espécie, então, de desmanche ou liquefação progressiva das pinturas aponta para um desencontro entre imagem e contexto, responsável por direcionar os signos à possibilidade paralela de readequação e coexistência narrativa ou mesmo da revelação de possibilidades interpretativas expandidas. Com formação associada à Escola de Artes Visuais do Parque Lage, apresentou a sua primeira individual Visão Fontana, na Galeria Ibeu (Rio de Janeiro, 2016), e expõe regularmente desde 2010. Participou, desde então, de diversas exposições relevantes, dentre as quais destacam-se Tecer Mundos (SESC Quitandinha, RJ, 2019), A luz que vela o corpo é a mesma que revela a tela (Caixa Cultural do Rio de Janeiro, RJ, 2016), Mais pintura (EAV Parque Lage, RJ, 2014), A imagem em questão (EAV Parque Lage, RJ, 2013) e Independent Lens (Eric Fischl Gallery, Phoenix, Estados Unidos, 2011). Recebeu, além disso, prêmios como o Prêmio Cultura Presente nas Redes (Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, RJ) e o Prêmio Fique em Casa com Cultura (Secretaria de Cultura de Petrópolis, RJ).


Aura Galeria

São Paulo / SP

Atuante no mercado da arte desde 2015, a Aura foi criada como uma plataforma virtual de mapeamento de artistas emergentes que, em 2017, fixou sede em São Paulo. Desde então, passou a atuar como uma galeria de arte em moldes tradicionais e se consolidou como um espaço relevante de fomento à arte contemporânea. O ano de 2022 marca um redirecionamento de seu percurso e atuação no sistema da arte, bem como a inauguração de um novo espaço físico da galeria, no bairro dos Jardins. Trabalhando com diferentes frentes artísticas, a Aura é um ambiente de fomento à diversidade da produção cultural. Com origem de diferentes regiões, inclusive internacionais, o seu corpo de artistas reúne linguagens variadas e propostas pertinentes a questões conceituais, afinadas ao debate cultural contemporâneo. É este grupo de artistas que permite à Aura assumir o desenvolvimento do colecionismo de arte contemporânea como o principal eixo orientador do posicionamento institucional e mercadológico dos seus artistas a nível nacional e internacional.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.