Sobre a obra

HomeMulher

O poema HomeMulher de Almandradre, apesar de ter sido concebido nos anos 1970, levanta questões que são bastante pertinentes na atualidade. O artista-poeta propõe uma fusão semântica e plástica de duas palavras que significam respectivamente masculino e feminino. A letra M, que finaliza uma palavra e inicia a outra, é colocada no centro do poema com a função simultânea de separar e unir os dois substantivos. Realizado em diferentes suportes ao longo de sua trajetória, HomeMulher se torna aqui um poema-objeto tridimensional de parede, uma espécie de livro espacial instigante e interativo.


Ficha técnica

Técnica: fórmica, tecido e cola de contato
Data: 2018
Edição: 15 + 3PA


Sobre o artista

Almandrade

São Felipe, BA, 1953. Vive e trabalha em Salvador, Bahia

Artista plástico, arquiteto, mestre em desenho urbano, poeta e professor de teoria da arte das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia e Palacete das Artes. Participou de várias mostras coletivas, entre elas: XII, XIII e XVI Bienal de São Paulo; "Em Busca da Essência" mostra especial da XIX Bienal de São Paulo; IV Salão Nacional; Universo do Futebol (MAM/Rio); Feira Nacional (S.Paulo); II Salão Paulista, I Exposição Internacional de Escultura Efêmeras (Fortaleza); I Salão Baiano; II Salão Nacional; Menção honrosa no I Salão Estudantil em 1972. Integrou coletivas de poemas visuais, multimeios e projetos de instalações no Brasil e exterior.

Realizou cerca de trinta exposições individuais em vários Estados. Tem trabalhos em vários acervos particulares e públicos, como: Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), Museu da Cidade (Salvador) e Pinacoteca Municipal de São Paulo, Museu Afro (São Paulo), Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Brazil Godlen Art.

Fontes:

Foto: https://www.phdgaleria.com/blogs/phd-art-blog/5-perguntas-para-almandrade

Texto: http://barogaleria.com/artist/almandrade/

 

 
 


CARBONO GALERIA

São Paulo / SP

A Carbono é uma galeria que trabalha exclusivamente com edições de arte contemporânea. Através da colaboração com artistas consolidados, importantes galerias e curadores experientes, apresentamos múltiplos e prints exclusivos com a finalidade maior de expandir o mercado, criando mais oportunidades para novos colecionadores e difundindo o pensamento do artista.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.