Sobre a obra

Pakayuvá

Estado de Acre, 2016


Ficha técnica

Impressão digital sobre papel de algodão


Sobre o artista

Sebastião Salgado

Sebastião Salgado nasceu no dia 8 de fevereiro de 1944 em Aimorés, Minas Gerais, Brasil. Vive em Paris.

Economista de formação, começa sua carreira de fotógrafo em Paris em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994 quando, junto com Lélia Wanick Salgado fundam a agência de imprensa fotográfica, Amazonas images, exclusivamente devotada à seu trabalho. Viaja em mais de 100 países para projetos fotográficos que , além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros, tais como : Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), Africa (2007), e Genesis (2013). Acaba de publicar o livro Perfume de Sonho, uma viagem ao mundo do café (2015). Exposições itinerantes destes trabalhos foram e continuam a serem apresentadas internacionalmente.

Juntos, Sebastião e Lélia trabalham desde os anos 90 na recuperação do meio-ambiente de uma parte da Mata Atlântica. Eles devolveram à natureza uma parcela de terra que possuiam e em 1998 esta terra foi transformada numa Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Neste mesmo ano, criaram o Instituto Terra que tem como missão a restauração da floresta, pesquisa e monitoramento, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Instituto Terra, em 2012, Sebastião e Lélia recebram o Prêmio e. Instituto e, UNESCO Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e também o Prêmio « Personalidade Ambiental », WWF-Brasil. Sebastião Salgado recebeu inúmeros prêmios, pelos seus trabalhos fotográficos. É Embaixador de Boa-Vontade da UNICEF, membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Recebeu a comenda da « Ordem do Rio Branco no Brasil e é « Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres », pelo Ministério da Cultura e da Communicação da França. Em 13 de abril 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France, assumindo a cadeira ocupada anteriormente pelo fotógrafo Lucien Clergue.


GALERIA MARIO COHEN

São Paulo / SP

Aberta por Mario Cohen no Rio, em 2002, a galeria consagrou-se como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina, ciente da importância de um espaço para documentação e valorização da fotografia, em especial da fotografia brasileira, de revelar novos talentos e de servir de canal para intermediar a relação entre o artista e o mercado.

Em agosto de 2015 instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, responsável pelas exposições e seu acervo, fez parte por 19 anos da criação e desenvolvimento da coleção de fotografias Pirelli / Masp, hoje entre as mais respeitadas do país. Neste longo período teve a oportunidade de conhecer a riqueza e a importância da fotografia brasileira.

Em sua vida profissional, dedicou-se com sucesso à valorização de grandes marcas por meio da arte e da cultura, sendo responsável – entre outros projetos – pela criação do Museu da Língua Portuguesa, primeiro museu no mundo dedicado a celebração de um idioma, e do Auditório Ibirapuera com sua escola de música que atende 150 alunos, que em inúmeras pesquisas foi apontado como o local preferido pelos paulistas para ouvir música.

Além de exposições montadas ao longo do ano, conta com acervos importantes, como dos fotógrafos Sebastião Salgado, Pierre Verger, Otto Stupakoff, Marcel Gautherot, Walter Firmo, Norman Parkinson, Roberio Braga, Cristiano Mascaro, entre outros renomados nomes da fotografia.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.