Sobre a obra

S/ título


Ficha técnica

Escultura em aço


Sobre o artista

Amilcar de Castro

Amilcar de Castro foi um escultor, artista plástico e designer gráfico brasileiro. Introduziu a reforma gráfica do Jornal do Brasil nos anos 1950, que revolucionou a diagramação, e design de jornais como um todo, no Brasil. Estabeleceu-se em Belo Horizonte em 1934 e formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1945, onde conheceu Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino. Frequentou a Escola Guignard entre 1944 e 1950, onde estudou desenho com Alberto da Veiga Guignard e escultura figurativa com Franz Weissmann. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1953, iniciando sua carreira de diagramador nas revistas Manchete e A Cigarra. Participou do Grupo Neoconcreto no Rio de Janeiro (1959-1961), e elaborou a reforma gráfica do Jornal do Brasil (1957/59). Durante os anos 60 fez a diagramação dos jornais Correio da Manhã, Última Hora, Estado de Minas, Jornal da Tarde e A Província do Pará, entre outros, além de ter trabalhado como diagramador de livros na Editora Vozes. Após receber uma bolsa da Fundação Guggenheim e o Prêmio Viagem ao Exterior no XV Salão Nacional de Arte Moderna, em 1967, viajou para os Estados Unidos, fixando-se em Nova Jersey. Em 1971 retornou a Belo Horizonte, dedicando-se a atividades artísticas e educacionais. Dirigiu a Fundação Escola Guignard (1974/77), onde ensinou expressão bidimensional e tridimensional. Foi professor de composição e escultura na Escola de Belas Artes da UFMG (1979/90) e de escultura na Fundação de Arte de Ouro Preto-FAOP (1979). + Em 2005, a Quinta Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, o escolheu como o grande homenageado do evento, a partir da indicação do Curador-Geral, Paulo Sergio Duarte. Coube ao Curador-Assistente da Bienal, José Francisco Alves, a curadoria das cinco exposições do homenageado, em diversos locais e instituições de Porto Alegre, se constituindo na maior e mais completa exibição de trabalhos do artista até hoje realizada, com obras de coleções de vinte e oito cidades, de cinco estados brasileiros. Um dos destaques dessa Bienal do Mercosul foi a pesquisa e a exposição, pela primeira vez, da ampla produção de Amilcar de Castro nas artes gráficas, como paginador e ilustrador, da década de 1950 a princípios do séc. XXI, em especial com originais e fac símiles de jornais, livros, revistas, cartazes e outras peças gráficas, tais como os trabalhos realizados para a Manchete (revista), entre 1956 e 1957, o Jornal do Brasil, entre 1957 e 1961, e o Jornal de Resenhas da Folha de S. Paulo, entre 1999 e 2003. No dia 6 de dezembro de 2000 recebeu a Medalha de Honra da UFMG. Amilcar de Castro é considerado pelos críticos e historiadores da arte um dos escultores construtivos mais representativos da arte brasileira contemporânea.


LEMOS DE SÁ GALERIA

Belo Horizonte / MG

A Lemos de Sá Galeria está há 30 anos no mercado de arte. Desde que iniciou suas atividades em Belo Horizonte - MG, atua de forma marcante e significativa no cenário artístico e cultural de todo o país realizando importantes exposições e participando de feiras de arte nacionais e internacionais. Seu foco é a difusão das diferentes formas de expressão da arte contemporânea de modo a fomentar a circulação de obras de arte e o colecionismo. Hoje a galeria está localizada no bairro Mangabeiras, em um espaço preparado para acolher a arte, os artistas, clientes e amigos a fim de promover a troca de experiências e conhecimentos. Seu acervo é composto por nomes como Amilcar de Castro, Alexandre de Castro, Andrea Lanna, Amélia Toledo, Clara Valente, Célia Euvaldo, Daniel Moreira, Domingos Mazzilli, Dudu Garcia, Elisa Stecca, Franz Weissmann, José Alberto Nemer, Thaïs Helt, René Machado, Pedro Mendes, Sergio Machado, Wendell Leal entre tantos outros. Além de trabalhar com artistas renomados, também abre espaço para novos artistas reforçando assim o compromisso de uma agenda dinâmica e plural.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.