Sobre a obra

Sem título 8

Clube do Colecionador - 10 anos (2023)
Para a edição do Clube do Colecionador de 2023 da Galeria Matias Brotas, apresento a série de pinturas abstratas chamada Gestos Brutos. Nelas exponho algo fundamental da minha pesquisa, a caligrafia do gesto. Entendi a minha caligrafia pictórica quando assumi como meus os jeitos e trejeitos de criar manchas que antes via como erros.
Cada gesto tem uma potência. Para gerar novos, emprego quantidades industriais de argamassa pigmentada no suporte e uso ferramentas da construção civil e utensílios de cozinha. Esses instrumentos trazem para o palco das artes gestos de outras profissões. Assim, ressignifico os mesmos, criando uma reflexão sobre o trabalho em nossa sociedade.
Com palheta de cores terrosas que se misturam e contrastam com outras mais saturadas, trago nas abstrações um pouco da minha pesquisa formal. Nela, o acúmulo de matéria e o carácter bruto são destacados por suportes que dão a impressão de que estão flutuando.


Ficha técnica

2023
Argamassa sobre tela


Sobre o artista

Arthur Arnold

Arthur Arnold nasceu no Rio de Janeiro em 1984. Formou-se bacharel em Artes Visuais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 2008. Durante a graduação, estudou por um ano na Universidade Bauhaus em Weimar, na Alemanha. Em 2013, alcançou sua primeira premiação importante, o Concurso de Arte Contemporânea do Itamaraty. Em 2014, foi selecionado para a oitava edição da residência Red Bull Station, em São Paulo. Em 2016, esteve entre os ganhadores do Arte Pará 35. Em 2017, foi convidado pelo cantão e pela cidade de Zurique, em parceria com o Gastatelier Gleis 70, para uma residência patrocinada na cidade. Entre suas principais exposições individuais estão “Em meio à multidão me perdi em mim” (2019), no Sesc Santana - São Paulo, "Massas" (2018), “Estado de sítio” (2014) e “A fragilidade do poder” (2012), as três na Galeria Movimento - Rio de Janeiro. Entre suas principais coletivas destacam-se, “A primeira de muitas” (2016) no espaço Saracura - Rio de Janeiro, “Estranhamentos” (2015) no Centro Cultural da Justiça Federal - Rio de Janeiro, e “O mais esnobe dos escolásticos” (2013), na Galeria Um Zero Três - São Paulo. Suas obras podem ser encontradas em coleções como a do MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), do Itamaraty - Brasília e da Universidade Cândido Mendes - Rio de Janeiro.


Matias Brotas ARTE CONTEMPORÂNEA

Vitória / ES

A Matias Brotas arte contemporânea nasceu para dar vida a um projeto em que o vigor da arte se realize por meio da exibição das obras, do incentivo ao debate sobre a arte como dimensão da vida, da formação e ampliação de públicos, da valorização do artista e da promoção de novas inserções e percepções da arte. Fundada por Sandra Matias e Lara Brotas com o intuito de atender à um público apreciador da arte contemporânea, a galeria visa favorecer a circulação e o mercado da arte, valorizando a produção artística e seu consumo. Respaldada num conceito de qualidade e profissionalismo, busca estabelecer, com atendimento personalizado, conexões e interações entre críticos de arte, artistas, colecionadores e apreciadores da arte e profissionais que atuam neste cenário.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.