Sobre a obra
Exploratorius logi ia s LIIIFicha técnica
Ed. 1/4
Pigmento mineral sobre papel de algodão e aquarela pigmentada de dourado
Sobre o artista
Elaine PessoaElaine Pessoa, 1968. Artista plástica, pós-graduada em Fotografia pela FAAP/SP e em Administração da Produção pela Fundação Vanzolini Poli/USP-SP. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Participa assiduamente de salões, festivais e bienais de gravura e fotografia, dentre as quais destacam-se as mais recentes, em 2018 : Festival Foto em Pauta. Exposição de Fotolivros Festival Zum /IMS, Re.gis.tro. – Galeria TATO. 2017 : Festival de fotografia Zum/IMS. "Imagens Pretéritas - A poética na supervivência de fotografias órfãs", realizada na Galeria do Instituto de Artes (GAIA). Paysages – une petite collection de paysages rêvés. La Conserverie.Metz/França. Quimeras, Apólogos e Algumas Fábulas. DOC Foto Galeria. 8ª Mostra SP de Fotografia – Fotografias que não cabem em Fotografias. - Antilogias : o fotográfico na Pinacoteca de São Paulo. 5° Salão de Outono da America Latina ( Salon Automne França Brasil) Memorial da America Latina. Visionado de Porfolios Trasatlántica PhotoEspanã Sesc /SP. Festival Foto em Pauta. Mostra de Fotolivros EN CMYK Seleção de autores da America Latina e da peninsula - Ibérica. 2016: Zip’up Zipper Galeria, São Paulo; Arte Londrina 4 – Corpo, Família e memória. 2015: Photoespaña na Biblioteca Nacional de Madri, VI Edição do Diário Contemporaneo na Casa das Onze Janelas/Belem, 47.o SAC – Salão de Arte contemporânea de Piracicaba, XV Bienal de Miniaturas Gráficas Luisa Palacios, e a 5ª Mostra SP de Fotografia no Espaço Revista Cult. Lançamento do foto livro Tempo Arenoso, em 2015 e participação em edições e exposições de Feiras de Livro de fotografia. Possui obras no seguintes acervos: Print&Drawings Cabinet in Cremona Civic Museum – Cremona/Itália; AIE-Italia Association of Ex Libris–Novara/Italia; Taller de Artistas Gráficos Asociados Luisa Palácios – Caracas/Venezuela; Florean Museum – Maramures România; Museu Olho Latino – Atibaia/São Paulo; Sakima Art Museum – Okinawa /Japão; The Americas Biennial Exhibition of Contemporary Prints/USA. The Organizing Committee of Guanlan International Print Biennial – Guanlan/China. Prêmios: Prêmio Miolo – Melhor Publicação em Fotográfia. Prêmio Aquisitivo no Salão de Artes Visuais de Vinhedo; Menção Especial (Prêmio Honorífico) 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino; Menção Honrosa XI Bienal de Miniaturas Gráficas Luisa Palácios. Em 2016 cria em parceria a Fotô Editorial que tem como objetivo a produção de livros de fotografia autoral e de reflexão acerca do estatuto da imagem contemporânea
GALERIA MARIO COHEN
São Paulo / SPAberta por Mario Cohen no Rio, em 2002, a galeria consagrou-se como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina, ciente da importância de um espaço para documentação e valorização da fotografia, em especial da fotografia brasileira, de revelar novos talentos e de servir de canal para intermediar a relação entre o artista e o mercado.
Em agosto de 2015 instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, responsável pelas exposições e seu acervo, fez parte por 19 anos da criação e desenvolvimento da coleção de fotografias Pirelli / Masp, hoje entre as mais respeitadas do país. Neste longo período teve a oportunidade de conhecer a riqueza e a importância da fotografia brasileira.
Em sua vida profissional, dedicou-se com sucesso à valorização de grandes marcas por meio da arte e da cultura, sendo responsável – entre outros projetos – pela criação do Museu da Língua Portuguesa, primeiro museu no mundo dedicado a celebração de um idioma, e do Auditório Ibirapuera com sua escola de música que atende 150 alunos, que em inúmeras pesquisas foi apontado como o local preferido pelos paulistas para ouvir música.
Além de exposições montadas ao longo do ano, conta com acervos importantes, como dos fotógrafos Sebastião Salgado, Pierre Verger, Otto Stupakoff, Marcel Gautherot, Walter Firmo, Norman Parkinson, Roberio Braga, Cristiano Mascaro, entre outros renomados nomes da fotografia.