Sobre a obra
Sapó“O carvão – triste símbolo das florestas incineradas pela ação do homem – é utilizado nessa série pela artista para obliterar parte da imagem fotográfica com o intuito de que as formas e as altas luzes restantes da operação revelem em potência formas orgânicas que metaforizam o poder transformador e vital das árvores. O carvão, ponto final do ciclo de uma vegetação, é reinserido por um gesto poético na representação fotográfica aludindo assim a uma possível transcendência em contraponto ao seu estado terminal”.
Eder Chiodetto – Curador
Ficha técnica
Intervenção com carvão vegetal sobre fotografia - tiragem de 50
Sobre o artista
Ana Nitzan
Ana Nitzan, paulistana, formada pela Escola Rudolf Steiner de São Paulo Waldorf e Desenho Industrial pela FAAP de SP, em 1989.
Produção artística desde 1990. Desenvolve pesquisa em fotografia, desenho, pintura, escultura, suportes que supram a necessidade de expressão poética da reflexão artística. As obras, na maioria dos casos, referem-se à percepção simbólica e afetiva entre ser humano e natureza. A mais recente série de "ana nitzan | sublimação ", alude ao momento em que a árvore, sem o caule é sustentada pelo ar, transcendendo a fotografia que é literalmente costurada formando um volume real.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas tanto no Brasil como no exterior.
Em 2014/2015 publica seu primeiro livro " sublimação | ana nitzan "em parceria com Eder Chiodetto.
Fontes:
Foto: Arte Hall
Texto: Arte Hall