Sobre a obra

Constelações imaginárias #1

“Esse trabalho faz parte de uma série recente, de 2021, que se chama ‘Constelações Imaginárias’. Essa série surgiu do meu encontro com a obsidiana floco de neve, uma pedra negra com pequenas cristalizações brancas que formam um certo padrão salpicado. Faço no papel intervenções que remetem a esse padrão naturalmente presente na pedra e, a partir dessas intervenções, desenho linhas ligando as manchas como se fossem estrelas, assim criando as minhas próprias ‘Constelações Imaginárias.’

A pedra é a protagonista dessa constelação. É como se um desses pontos presentes no papel saísse daí e ganhasse corporeidade no mundo real. Esse papel não é um pano de fundo para o desenho, com uma certa transparência, ele é pintado na frente e no verso, fazendo brotar aos nossos olhos o que vem de trás, e guardando em si tempo e espaço.

O resultado, lúdico, é uma simbiose entre o desenho no papel e a pedra, criando um único desenho que, por sua concretude, constitui-se como um ‘desenho objeto’ ”.

Anna Helena Cazzani


Ficha técnica

Nanquim sobre papel japonês e obsidiana floco de neve (em caixa de acrílico)
Ano: 2021


Sobre o artista

Anna Helena Cazzani

Rio de Janeiro 1978, vive e trabalha no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Realiza trabalhos que desafiam os limites entre o desenho e a escultura. Em sua produção artística tem utilizado linhas que ganham corpo e volume, para desenhar o espaço. A força da arquitetura marca sua criação que pode ser chamada de “desenho-instalação”. Os materiais empregados em sua obra são explorados de modo a potencializar suas características e possibilidades. Faz parte também do interesse da artista dar a ver o modo como é feito, em um sistema onde todas as operações ficam evidentes, e cada elemento cumpre, não somente sua função estrutural, mas também participa ativamente da estética da obra. É na relação do corpo com a linha e a arquitetura que o trabalho se constrói. O espectador, ao se deslocar para fruir a obra, acaba por reexaminar sua própria presença no espaço. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula em 2002. Em 2008 entrou para a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde fez diversos cursos, dentre os quais se destacam os de João Carlos Goldberg — que de 2008 a 2014 acompanhou a produção da artista na Oficina 3D — e Iole de Freitas, que a partir de 2008 vem acompanhando e analisando o trabalho da artista ao longo do curso “Análise e Inserção”. Desde 2011 participa do grupo de estudos “Arte e Filosofia” com o crítico de artes Paulo Sergio Duarte.


GABY INDIO DA COSTA ARTE CONTEMPORÂNEA

Rio de Janeiro / RJ

Gaby Indio da Costa atua no mercado de arte desde 2009, abrindo seu espaço em 2012, e desde então acompanha de perto a produção de vários artistas. Há dez anos realiza diversas exposições, a maioria com a curadoria de críticos e curadores renomados. A galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea tem como objetivo principal divulgar a produção dos artistas que representa e suas propostas, promover projetos e exposições e manter um diálogo constante com críticos, curadores e colecionadores, incentivando a formação de novas coleções e buscando fortalecer as que já existem. Trabalha com artistas jovens e consagrados, alguns com trajetória consolidada, todos eles comprometidos com a experimentação, a ousadia no âmbito da linguagem que define a arte contemporânea.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.