Sobre a obra

Sem título

"As pinturas de Goldstein são pinturas porque, silenciosamente, recusam explicações ou narrativas externas. Elas são opacas. E, na medida em que dialogam com a longa tradição ocidental da pintura a óleo, também recusam a ênfase que historicamente se deu ao conteúdo. Segundo Sontag, “o hábito de abordar a obra de arte para interpretá-la reforça a ilusão de que algo chamado conteúdo de uma obra de arte realmente existe.” É como se a artista estivesse provocando o espectador a repensar alguns pressupostos há muito naturalizados: por que o conteúdo teria maior valor que a forma? Ou ainda: por que a retórica, o intelecto, seriam mais importantes que a matéria, o corpo, as sensações proporcionadas pela cor?

Para formar um conjunto de quatro obras, expostas lado a lado, Goldstein revisita antigas colagens, em que imagens são formadas pela justaposição de formas recortadas, e as transforma em pintura. A primeira imagem está contida nos limites da tela sobre um fundo escuro como breu, um abismo. É como se a escuridão guardasse em si formas em potencial que se desdobram nos outros três trabalhos, reconfigurando-se para enfim se abrir numa espécie de cavidade, fenda cinza um tanto esmaecida — como as flores da entrada ficarão, com o passar do tempo. Mas, assim como em Vistas, somos traídos pela ilusão persistente de que existe “algo chamado conteúdo”. A impossibilidade de “ler” as pinturas como paisagens — seriam vistas aéreas, montanhas, cânions? — parece nos transportar, com algum desconforto, para o lugar “anterior a toda teoria”, como diria Sontag. E talvez o desconforto exista porque a teoria costuma nos dar alguma segurança frente ao desconhecido; ilusão de controle sobre a realidade material." Mariana Leme


Ficha técnica

2022
Óleo e cera de abelha sobre tela


Sobre o artista

Kika Goldstein

Kika Goldstein São Paulo (SP), 1988 Kika Goldstein, São Paulo, é artista e professora na escola de ensino bilingue Green Book School. Possui obra no acervo do MCSP - Museu da Cidade de São Paulo e em MUREO – Museu Regional de Olinda, Pernambuco. Apresentou exposições individuais na Casagaleria e oficina de arte – Loly Demercian e na Galeria Vértice, em São Paulo em 2020. Participou de exposições coletivas internacionais como, Arte Mônaco com a Gallery Universalis, 2014, Art in Capital, Grand Palais, París, França, Brasilianische Kunstler, Galerie D’art Lúcia Hinz, Alsdorf, Alemanha, Art Open, Eschweiler, Alemanha em 2010.


Arte FASAM Galeria

Belo Horizonte / MG

Inaugurada em 2019 e situada em Belo Horizonte, a Arte FASAM Galeria atua na representação e no desenvolvimento de um seleto grupo de artistas em processo de consolidação e inserção no cenário contemporâneo nacional. Através de linguagens como pintura, desenho, fotografia, vídeo e instalação, nossos artistas são caracterizados pelo interesse numa perspectiva poética e vigorosa, que encontra na experimentação da forma, dos materiais, dos afetos e dos imaginários sócio-culturais, o lirismo necessário para revisitar e reposicionar a realidade que nos circunda. Além da agenda dinâmica de exposições coletivas e individuais, a Arte FASAM Galeria também investe na formação de público e na democratização do acesso à arte, a partir da promoção de cursos, debates, encontros com artistas e curadores, entre outras atividades de cunho educativo. Acreditamos na parceria entre artistas, galerias, instituições e comunidades a fim de difundir e promover a potência da arte contemporânea brasileira mundo afora.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.