Sobre a obra
Linha de mutaçãoPercurso de linhas ortogonais que a determinado instante muda a direção de maneira a produzir sua forma invertida.
Ficha técnica
Dobradura e colagem sobre papel
Ano: 2022
Sobre o artista
Valéria Costa PintoRio de Janeiro, 1952 Vive e trabalha no Rio de Janeiro Formada em Desenho Industrial e Programação Visual pela PUC-RJ em 1976, conclui o curso de pós graduação em História da Arte e da Arquitetura no Brasil em 1987. Frequentou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ. Em seu trabalho artístico, pesquisa as dobras e seus desdobramentos sobre diferentes suportes e mídias, questionando conceitos sobre a impermanência e contínuo movimento da existência. Transita entre a escultura, o objeto, a fotografia, o video e o desenho, misturando os diversos meios. Expôs individualmente na Galeria Marsiaj Tempo em 2015 e foi uma das vencedoras do Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio, em 2014, realizando exposição no Paço Imperial, Rio de Janeiro. Participou de exposições coletivas no Centro Cultural da Justiça Federal, RJ e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Também fez exposições individuais em instituições culturais, como o Centro Cultural da Light e o Paço Imperial, ambas no Rio de Janeiro, e Caixa Cultural em Brasília. Ganhou o primeiro Prêmio Icatu de Arte, em 1996, com residência em Paris. Fez exposições na Galeria Debret, de Paris, e na Culturgest, Lisboa. Em 1993, expôs no Centro Cultural São Paulo e em 1994, na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e no Brazilian American Cultural Institute, em Washington.
GABY INDIO DA COSTA ARTE CONTEMPORÂNEA
Rio de Janeiro / RJGaby Indio da Costa atua no mercado de arte desde 2009, abrindo seu espaço em 2012, e desde então acompanha de perto a produção de vários artistas. Há dez anos realiza diversas exposições, a maioria com a curadoria de críticos e curadores renomados. A galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea tem como objetivo principal divulgar a produção dos artistas que representa e suas propostas, promover projetos e exposições e manter um diálogo constante com críticos, curadores e colecionadores, incentivando a formação de novas coleções e buscando fortalecer as que já existem. Trabalha com artistas jovens e consagrados, alguns com trajetória consolidada, todos eles comprometidos com a experimentação, a ousadia no âmbito da linguagem que define a arte contemporânea.