Sobre a obra

Desperta

As fotografias são um ensaio-performance com a obra Desperta, realizado pela artista Nazaré Soares para ocasião da exposição Cura. No dípitico é possível perceber o envolvimento da artista com a obra, vestindo e interagindo de maneira profunda, explorando as diferentes percepções que envolvem seus processos artísticos e sua subjetividade.


Ficha técnica

Foto-performance
Díptico Impresso em papel Hahnemühle Photo Pearl, 300 g/m2

Tiragem 2/9

-Esta obra não acompanha moldura


Sobre o artista

Nazaré Soares

Nazaré Candida Soares nasceu em Assaré, no sertão do Ceará em 1961. Atualmente vive e produz em São Paulo. Mulher, negra, mãe, educadora; é Artista, atuando a partir de sua vivência/ memória an- cestral na construção de objetos afetivos, dispositivos de auto-cura, contadores de estórias... Em 2019 participou da performance “Mãe”, de sua lha, a artista Bárbara Milano, apresentada na Lavra 2019 pelo CMAHO no Rio de Janeiro. E m parceria com a mesma, em 2021 realiza a obra “Encontro Precioso / Pra não te perder”, parte da Exposição “Maternagem”, pela OC Alfredo Volpi, em São Paulo. Mesmo ano que tem sua primeira individual on-line, sob curadoria de Paulo Farias: CURA, pela plataforma Artistas Latinas; com quem expôs na ArtSampa em 2022 tendo uma obra adquirida pela Coleção Particular Calmon-Stock. Sua produção no campo das artes é permeada pelo desejo de emergir a voz interna à superfície das ações, raiz profunda.


Artistas Latinas

Rio de Janeiro / RJ

Criado em 2019 como uma plataforma de educação e difusão em artes visuais, o projeto Artistas Latinas vem no último ano desenvolvendo diferentes atividades para atingir sua principal meta: reescrever a história da arte a partir da perspectiva das mulheres artistas latino-americanas. Desse modo, procuramos criar um terreno de conexões culturais, trazendo visibilidade para estas artistas, mostrando a diversidade e possibilidades no âmbito das artes visuais criadas em nosso continente, levando a informação de maneira acessível, horizontal e gratuita. Através de projetos e discussões, trabalhamos diversas temáticas urgentes, necessárias para a compreensão das diferentes vertentes e possibilidades de produção. Através das nossas plataformas, são disponibilizados os trabalhos de mais de 150 artistas de 10 países diferentes, além de mais de 20h de conteúdo educativo e exposições virtuais, com conteúdos criados e selecionados em uma curadoria especializada. Nos últimos dois anos, nossa plataforma expandiu seu eixo de atuação e passou a se dedicar, em um dos braços principais, a inserção e representação de mulheres artistas sulamericanas em feiras de arte, pensando na apresentação e venda de seus trabalhos, através de um trabalho curatorial que pensa as diversas corporalidades e contemporaneidades da arte.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.