Sobre a obra

Olga

tiragem de 3 + PA


Ficha técnica

Recorte sobre fotografia


Sobre o artista

Clara de Cápua

Clara de Cápua é artista e seu trabalho se desenvolve entre as artes da cena e as artes visuais. Graduada em Artes Cênicas (2006) e Mestre em Artes (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), estudou a imagem como suporte para reflexão sobre a cena contemporânea, com o apoio financeiro da FAPESP (Brasil). Por vários anos, dedicou-se ao teatro, com foco na interpretação. Em 2017, integrou uma residência na Macedônia do Norte e desde então vem se enveredando pelas artes visuais. O desenho, a gravura, a videoperformance, a intervenção sobre fotografia: é no trânsito entre diferentes linguagens que Clara vem desenvolvendo sua poética. Seus temas de interesse giram em torno da memória, da ação do tempo e da relação entre presença e ausência. Participou de diversas exposições coletivas nacionais e internacionais, destacando-se a mostra Corpo Brasileiro, organizada pela Hošek Contemporary (Berlim, 2020); o 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos (2020/21); a mostra Teerã-São Paulo, na galeria Platform3 (Teerã, 2019) e na LONA Galeria (São Paulo, 2019); e a exposição AI5: Ainda não terminou de acabar, no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, 2018). Possui obras no acervo do Museu da Diversidade Sexual, fruto de sua participação na III Mostra Diversa (São Paulo, 2019). Participou de duas residências artísticas internacionais: Brashnar Creative Project (Escópia, Macedônia do Norte, 2017) e Skammdegi AiR (Ólafsfjörður, Islândia, 2018/19). Seus vídeos foram exibidos no Brasil, na Alemanha, na Islândia, na Romênia, em Portugal e no Irã. Nasceu no interior de São Paulo, em 1984, mas foi criada no Mato Grosso do Sul, onde aprendeu a desenhar com a sua mãe.


Lona Galeria

São Paulo / SP

A LONA Galeria iniciou sua incubação em 2016 numa sociedade entre o arquiteto Duilio Ferronato o colecionador Sérgio Nardinelli e a Galeria Gravura Brasileira, continuando no processo de maturação fez-se uma parceria com as residências artísticas da FUNARTE SP e o Museu da Diversidade Sexual e em março de 2019 inaugura a Lona Galeria na Barra Funda, São Paulo em sociedade com o artista visual Higo Joseph. Com foco em arte contemporânea produzida por artistas em ascensão vem organizando exposições, ocupações e residências em diversos formatos e com parcerias com instituições como SESC, Museu da Diversidade, Salão dos Artistas sem Galeria e curadores. Conta com dois espaços: a galeria, em um sobrado no bairro da barra funda e o anexo, localizado no primeiro andar de um edifício histórico no centro de São Paulo. Tem como missão o desenvolvimento de carreira de artistas emergentes, a formação de novos colecionadores e a consequente ampliação sustentável do mercado de arte contemporânea.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.