Sobre a obra

Horizonte possível

A pesquisa pictórica de Julia se dá por experimentações nos campos da pintura e da gravura, e parte de uma relação íntima com o minimalismo abstrato e o movimento brutalista na arquitetura.

Em seus trabalhos explora as relações entre cor, forma e matéria para criar obras que partem de uma abordagem fenomenológica do corpo em relação ao espaço, bem como de suas experiências íntimas. Em sua pesquisa, interessa-lhe especialmente a aproximação entre as ideias de espaço construído, paisagem e fronteira. Sua produção investiga o tensionamento de limites – entre o externo e o interno, o construído e o vazio; entre a passagem e a permanência, entre o público e o íntimo.


Ficha técnica

2020
Aquarela sobre papel de algodão


Sobre o artista

Julia da Mota

Julia da Mota é uma artista visual brasileira que vive e trabalha entre São Paulo e Londres. Nascida em São Paulo em 1988, concluiu o Mestrado em Artes Visuais na Universidade de São Paulo e a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo / ENSA-Paris La Villette. Nos últimos oito anos, Da Mota expôs seus trabalhos em instituições culturais e galerias no Brasil e Europa, e participou de diversos programas de residências artísticas. A pesquisa visual de Julia se dá por experimentações nos campos da pintura e da gravura, e parte de uma relação íntima com o minimalismo, a geometria abstrata e o brutalismo na arquitetura. Em seus trabalhos, a artista explora as relações entre cor, forma e matéria para criar obras que surgem de uma abordagem fenomenológica do corpo em relação ao espaço, bem como de suas próprias experiências íntimas. Em sua pesquisa, a artista se interessa especialmente pela aproximação entre as ideias de espaço construído, paisagem e fronteira. Sua produção investiga o tensionamento de limites – entre o externo e o interno, o construído e o vazio; entre a passagem e a permanência, entre o público e o íntimo. Em 2021, Julia fez parte do I Ciclo de Residência 2021 do Pivô Pesquisa (São Paulo), umas das instituições independentes de pequisa e produção em arte contemporânea mais relevantes no Brasil. Em 2019, a artista foi residente no East London Printmakers (Reino Unido) e na 2a edição do Lava! (Residência foNTE/SP). Em 2018, fez parte da residência artística da LAMB Art Projects em Berkshire (Reino Unido). Participou de exposições em São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Blumenau, Londres (Reino Unido), Alijó (Portugal) e Chamalières (França) e possui trabalhos em coleções no Brasil, Reino Unido, Portugal e França.


Arte FASAM Galeria

Belo Horizonte / MG

Inaugurada em 2019 e situada em Belo Horizonte, a Arte FASAM Galeria atua na representação e no desenvolvimento de um seleto grupo de artistas em processo de consolidação e inserção no cenário contemporâneo nacional. Através de linguagens como pintura, desenho, fotografia, vídeo e instalação, nossos artistas são caracterizados pelo interesse numa perspectiva poética e vigorosa, que encontra na experimentação da forma, dos materiais, dos afetos e dos imaginários sócio-culturais, o lirismo necessário para revisitar e reposicionar a realidade que nos circunda. Além da agenda dinâmica de exposições coletivas e individuais, a Arte FASAM Galeria também investe na formação de público e na democratização do acesso à arte, a partir da promoção de cursos, debates, encontros com artistas e curadores, entre outras atividades de cunho educativo. Acreditamos na parceria entre artistas, galerias, instituições e comunidades a fim de difundir e promover a potência da arte contemporânea brasileira mundo afora.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.