Sobre a obra

Sem título | untitled

Na minha produção artística, sempre tratei do limite do bidimensional e do tridimensional: buscar o lugar que fica entre o desenho e a pintura e o objeto tridimensional. Já na minha pintura que trata mais das cores e suas possíveis relações, além das fissuras desenhadas que são um elemento recorrente no meu fazer, surgem os desenhos dos buracos. As formas redondas que já apareciam como elementos dentro do jogo da composição, tornaram-se tão autônomas que precisavam ganhar mais presença.

Fonte: Germana Monte-Mór


Ficha técnica

2020

Óleo sobre tela | Oil on canvas

photo ©João Liberato


Sobre o artista

Germana Monte-Mór

Germana Monte-Mór 1958, Rio de Janeiro | RJ - Brasil Desenhista, gravadora, pintora e escultora. Estuda ciências sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e gravura na Escolinha de Arte do Brasil. Muda-se para São Paulo em 1983. Cursa artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap, entre 1985 e 1989, e conclui, em 2002, o mestrado em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, com a dissertação Lugares do Desenho, com orientação de Marco Giannotti (1966). Em 1989, recebe a bolsa Ateliê II da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo; o prêmio aquisição no 1º Prêmio Canson, do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 1989, e na Bienal Nacional de Santos, São Paulo, em 1993. Em 2004, recebe a Bolsa Vitae de Artes, da Fundação Vitae. A pesquisa de novos materiais é uma das principais características do trabalho da artista.


GALERIA ESTAÇÃO

São Paulo / SP

Com um acervo entre os pioneiros e mais importantes do país, a Galeria Estação, inaugurada no final de 2004 por Vilma Eid e Roberto Eid Philipp, consagrou-se por revelar e promover a produção de arte brasileira não erudita. A sua atuação foi decisiva pela inclusão dessa linguagem no circuito artístico contemporâneo, ao editar publicações e realizar exposições individuais e coletivas sob o olhar dos principais curadores e críticos do país.


Outras obras do artista