Sobre a obra

República da desigualdade - Meritocracia seja louvada - C

Essa série se apropria da carga simbólica do " do poder fotográfico de registros de memória do Brasil, assim como, do lema de uma sociedade que acredita no mérito como a solução para a pobreza, a fome e a falta de oportunidades Hal Wildson faz alusão a nota mais valiosa do Real As obras são propositalmente maiores que uma cédula original, evidenciando um discurso ilusório, sem valor e cheio de promessas que há séculos vem sendo entregue ao povo brasileiro.


Ficha técnica

Digigravura, xerografia e datilografia sobre papel algodão HahnemühlePhotoRag188g – Tiragem: 30


Sobre o artista

Hal Wildson

Aragarças, GO - 1991. Vive e trabalha em São Paulo, SP. Artista Goiano, nascido na região do vale do Araguaia , região de fronteira entre Goiás e Mato Grosso, Hal Wildson é conhecido pela pesquisa acerca dos conceitos de escrita, identidade e a reconstrução de memórias coletivas e autobiográficas atravessadas por questões sociais e políticas. A pesquisa sobre memória e esquecimento é a base de um trabalho que investiga a criação de territórios narrativos por meio de símbolos e documentos usados como ferramentas de construção e reconstrução no campo pessoal e coletivo. Seus trabalhos constantemente embarcam em um processo criativo onde propõe uma nova linguagem, se apropriando das qualidades sensíveis que materiais como a carta, documentos pessoais, carimbos e a máquina de escrever podem oferecer para elaborar uma partilha de narrativas essencialmente coletivas.


MOVIMENTO

Rio de Janeiro / RJ

Sob direção de Ricardo Kimaid Jr, a Galeria Movimento se apresenta como um espaço destinado a partilhar o processo criativo tanto de artistas emergentes como daqueles já consagrados. O acervo foi criado a partir do cruzamento de diferentes gerações, prezando pela qualidade das linguagens e pela diversidade de novas perspectivas estéticas e investigações técnicas. Fundada em 2007, realiza periodicamente exposições com o objetivo de lançar, com o criterioso apoio de curadores, novos pensamentos críticos sobre a produção contemporânea. Em 2021, instala-se em um lindo casarão de 112 anos no famoso Baixo Gávea (RJ), tradicionalmente frequentado por artistas e intelectuais, somando-se ao charmoso circuito ali situado.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.