Sobre a obra

Espíritos ao meio dia

Pintadas sobre lona locomotiva, as obras da série "Tempestade, bonança, tempestade" são um conjunto de fabulações sobre o intervalo entre jornadas de trabalho no campo. Nestas pinturas, o artista parte de experiências pessoais - vividas no interior da Bahia, entre a cidade de Barreiras e adjacências — para se debruçar sobre o potencial delirioso dos momentos de pausa entre atividades extenuantes, procurando também denotar as contradições vigentes dessas situações.


Ficha técnica

óleo sobre lona locomotiva, 85x140cm, 2022
chassi


Sobre o artista

Felipe Rezende

Felipe Rezende (Salvador, 1994) trabalha sobretudo com a pintura, o desenho e suas possibilidades expansivas, constituindo um encontro com o cotidiano e elementos nele contidos. O labor e as deambulações, o entorno e seus restos, as pequenas histórias e os casos de dimensão pública servem de material para construção de narrativas visuais num liame entre ficção e realidade. Sobre seu trabalho, a curadora Amanda Carneiro escreveu: “Tradicionalmente associado a um papel preliminar no processo de produção, o desenho foi concebido como subsidiário na criação de trabalhos de arte, muitas vezes retirado da vista do público em favor da pintura ou escultura. Voltados para instalações específicas do local, baseadas em impressões gráficas que não desvinculam a experiência estética do objeto como forma autônoma ou apenas suporte, nos trabalhos de Felipe Rezende os desenhos não são parte preparatória mas linguagem direta, íntima e reveladora de sua expressão artística’. Projetos selecionados incluem as exposições individuais Ladeira da fonte na Mouraria 53, e viewing room, na RV Cultura e arte, ambas em Salvador, e Long is the road na galeria Jack Bell, em Londres; coletivas no Museu de Arte Moderna da Bahia e Museu da Cultura Afrobrasileira, no Brasil, e experiências em Portugal e no México; além de residências no Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto e no programa Pivô Pesquisa. Em 2020 Felipe foi um dos três artistas premiados na 7ª edição do Prêmio EDP nas Artes e em 2022 uma de suas obras da série Quem rouba meu sono? passa a fazer parte da coleção permanente do MAM Bahia.


RV CULTURA E ARTE

Salvador / BA

Galeria de arte contemporânea dedicada às artes gráficas (desenhos, pinturas, colagens e processos de impressão) e artistas brasileiros emergentes. Aberta em 2008 pelos sócios Larissa Martina e Ilan Iglesias, a RV Cultura e Arte apresenta um programa anual diverso oferecendo pelo menos quatro exposições juntamente com oficinas, conversas, visitas guiadas e exibições que estimulam um relacionamento mais próximo com a comunidade local, colecionadores e outros agentes das artes visuais. Desde 2011 a RV Cultura e Arte também desenvolve projetos editoriais como livros de artista e novelas gráficas (histórias em quadrinhos), além de projetos de formação de artistas e público, a exemplo da Incubadora de Publicações Gráficas.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.