Sobre a obra

CO_LAPSO

Reunindo bases poéticas extraídas da mecânica quântica à sua busca pelo que chama de Arquitetura do Intangível, Igor Souza propõe em CO_LAPSO uma série de obras que apontam para ideias de imprecisão e incerteza, ao mesmo tempo em que discutem aspectos litúrgicos e da ancestralidade coletiva. “Como em um processo de deglutição da própria memória em movimento, criando pontes e cruzamentos entre o real e o metafísico, Igor Souza estabelece interesses que envolvem uma noção de jogos enquanto elementos que se cruzam em campos de possibilidades. Nas pinturas realizadas durante o máximo momento de introspecção imposto pelas condições atuais, vicissitudes permeiam o imagético em uma trama de significados afetivos, temporais e espaciais. As obras são como a frequência de um ritmo inconstante, estabelecido pelo padrão do gesto que se repete na tela enquanto rastros de suas próprias memórias de corpo”, analisa o pesquisador e curador Deri Andrade.


Ficha técnica

Acrílica sobre tela, 30x24cm, 2021.
Moldura em cedro.


Sobre o artista

Igor Souza

Igor Souza (Salvador, 1981) atua como artista visual, roteirista e diretor de audiovisual. Em suas pinturas, seres antropomórficos emanam de meios caóticos. São corpos imprecisos espalhando um rastro, sendo também ambiente. Espíritos que se incorporam em tramas de cores, em ritmos de formas, evocando imagens do inconsciente. Reflexos de memórias ancestrais.

Afora as exposições individuais apresentadas em Salvador, Igor já teve suas obras expostas em Berlin, Porto, Nova York e Paris, além de ter sido um dos quatro artistas brasileiros selecionados para a Semana do Brasil na Rússia, em Moscou (2009).

Experiências em audiovisual incluem as animações Entroncamento (2017) e Aventuras de Amí (2018), além do premiado documentário Diário de Classe (2017), todos criados em parceria com Maria Carol. Em 2011 teve publicado o livro de artista TRES, em conjunto com Fiona Kelly, e em 2020 a novela gráfica Rocha Navegável, roteirizada por Fábio Costa e indicada ao Prêmio Jabuti 2021.


RV CULTURA E ARTE

Salvador / BA

Galeria de arte contemporânea dedicada às artes gráficas (desenhos, pinturas, colagens e processos de impressão) e artistas brasileiros emergentes. Aberta em 2008 pelos sócios Larissa Martina e Ilan Iglesias, a RV Cultura e Arte apresenta um programa anual diverso oferecendo pelo menos quatro exposições juntamente com oficinas, conversas, visitas guiadas e exibições que estimulam um relacionamento mais próximo com a comunidade local, colecionadores e outros agentes das artes visuais. Desde 2011 a RV Cultura e Arte também desenvolve projetos editoriais como livros de artista e novelas gráficas (histórias em quadrinhos), além de projetos de formação de artistas e público, a exemplo da Incubadora de Publicações Gráficas.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.