Sobre a obra

sem título

Dono de um traço marcante, Igor Souza constrói seu imaginário dentro de um expressionismo fantástico, fruto do entrelaçamento de referências visuais que vão de Kandinsky a Carybé, passando por um crescente interesse por mitologia. Sua visível opção pela representação antropomórfica é instrumento para comunicação, fazendo do corpo a unidade de medida para a realidade, uma escala perceptível aos nossos sentidos. Seus personagens são, em última instância um reflexo do sistema inconsciente que nos posiciona no mundo, daquilo não tem matéria nem imagem, que vibra apenas.


Ficha técnica

acrílica sobre tela, 150x150cm, 2013


Sobre o artista

Igor Souza

Igor Souza (Salvador, 1981) atua como artista visual, cenógrafo e diretor de arte. Seu interesse vai além da produção pictórica e se instala nas relações conceituais que existem entre o artista, a obra e o público. Seu trabalho centra-se na criação de personagens quase humanos, que representam muito mais do que pessoas, movimentos corporais comuns. Afora as exposições individuais apresentadas em Salvador, Igor já teve suas obras expostas em Berlin, Porto, Nova York e Paris, além de ter sido um dos quatro artistas brasileiros selecionados para a Semana do Brasil na Rússia, em Moscou. Em 2011 teve publicado o livro-objeto TRES e em 2015 lançou seu primeiro curta metragem de animação, Entroncamento, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017.


RV CULTURA E ARTE

Salvador / BA

Galeria de arte contemporânea dedicada às artes gráficas (desenhos, pinturas, colagens e processos de impressão) e artistas brasileiros emergentes. Aberta em 2008 pelos sócios Larissa Martina e Ilan Iglesias, a RV Cultura e Arte apresenta um programa anual diverso oferecendo pelo menos quatro exposições juntamente com oficinas, conversas, visitas guiadas e exibições que estimulam um relacionamento mais próximo com a comunidade local, colecionadores e outros agentes das artes visuais. Desde 2011 a RV Cultura e Arte também desenvolve projetos editoriais como livros de artista e novelas gráficas (histórias em quadrinhos), além de projetos de formação de artistas e público, a exemplo da Incubadora de Publicações Gráficas.


Outras obras do artista