Sobre a obra

O escaravelho


Ficha técnica

O escaravelho, 2019
Matheus Chiaratti
Lápis de cor sobre papel
29 x 21 cm


Sobre o artista

Matheus Chiaratti

1988 | Birigui - SP Matheus Chiaratti é um artista multidisciplinar com práticas em pintura, cerâmica, fotografia, áudio, bordado e poesia. Sua obra mescla instâncias narrativas da história da arte à literatura, de personagens históricos a autoficções, em um trânsito entre afetos, narrativas e desejos. Sua prática artística convive com a gestão de projetos independentes que incluem o arte_passagem (2018-22), uma vitrine expositiva no centro de São Paulo, e o PIVOTE (2020-22), um podcast periódico que mescla suas peças sonoras a interlocuções acerca da poesia. Em 2023, lançou o livro de artista “Balada de Joey Stefano”, em colaboração com o poeta e curador Luis Pérez-Oramas. Entre suas exposições individuais se destacam: “Pau Lavrado”, Quadra, São Paulo, (2022); “Fortuna Balnearis”, Edicola Radetzky, Milão, Itália, (2022); “Hotel Esfinge”, arte_passagem, São Paulo (2018). As principais participações em coletivas são “Vai na Fé”, Museu de Arte Sacra de São Paulo (2022); “O Paraíso dos Marrecos”, Fonte, São Paulo (2022); “Male Nudes: um salão de 1800 à 2021”, Mendes Wood DM, São Paulo (2021), “Palazzo Monti”, Mana Contemporary, EUA (2020). Suas obras figuram nas coleções Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, e FAMA Museu, em Itu, São Paulo. foto Marco Farmalli


QUADRA

Rio de Janeiro / RJ

Fundada em 2017 pela galerista Marcela Setton, a Quadra é localizada no Leblon, Rio de Janeiro. A galeria trabalha com novos artistas, cujas produções propõem uma abertura ao experimental, no campo da cena artística brasileira contemporânea. Cada artista é cuidadosamente selecionado, nesse sentido. O parâmetro curatorial da Quadra prima por estabelecer colaboração e parceria com os artistas que representa, privilegiando acompanhamento crítico dos mesmos. A Quadra tem como objetivo divulgar a produção de seus artistas, promovendo e comercializando suas obras, por meio de parcerias com críticos e curadores convidados, em exposições, debates e conversas criando um cenário propício à reflexão sobre a arte brasileira recente. Esse diálogo visa, sobretudo, incentivar a formação de novas coleções. Na certeza de que a arte é transformadora e não deve ser inacessível, a missão da Quadra, portanto, é torná-la parte do cotidiano.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.