Sobre a obra

Devaneio #7


Ficha técnica

Série Devaneio #7, 2017
Ana Takenaka
Ponta seca e roleta. Impressão sobre papel Hünnemhule.
26 x 35 cm


Sobre o artista

Ana Takenaka

São Bernardo do Campo - SP, 1987, vive e trabalha em São Paulo. Formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2013), dentre suas exposições recentes, se destacam: “O Alumínio e a Gravura em Metal”, Centro Cultural do Aluminio, São Paulo (2019), na “Annual International Competition”, The Print Center, Philadelphia, EUA (2018), “Opções de Fim de Mundo”, Arte Londrina 6, Casa de Cultura UEL, Londrina (2018), “Compartiarte”, Centro Brasileiro Britânico (CBB), São Paulo (2017), “11e Biennale de Gravure”, Musée de la Boverie, Liège, Bélgica (2017). Recebeu o Prêmio Aquisição do 44o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e do 22 o Salão de Artes Plásticas de Mococa. Tem como inspiração os universos do desenho, gravura e papel. Na pesquisa do desenho estuda a representação das sensações e pensamentos através do traço, do gesto, explorando as potencialidades da linha e seus campos de representação abstrato e representativo. Este pensamento gráfico é expandido para a realização das séries em gravura, onde apesar das diferentes naturezas entre as linguagens (uma emergencial, a outra processual) busca tirar proveito das etapas construtivas da imagem para efetivar escolhas e manobras que as determinam monotipicamente evidenciando a utilização da linguagem como meio de criação onde o foco não se faz na reprodução das tiragens, mas nas séries as quais contém em si uma ideia (tema) em desenvolvimento. Atualmente tem pesquisado o processo de manufatura do papel, integrando-o cada vez mais ao desenho e gravura.


QUADRA

Rio de Janeiro / RJ

Fundada em 2017 pela galerista Marcela Setton, a Quadra é localizada no Leblon, Rio de Janeiro. A galeria trabalha com novos artistas, cujas produções propõem uma abertura ao experimental, no campo da cena artística brasileira contemporânea. Cada artista é cuidadosamente selecionado, nesse sentido. O parâmetro curatorial da Quadra prima por estabelecer colaboração e parceria com os artistas que representa, privilegiando acompanhamento crítico dos mesmos. A Quadra tem como objetivo divulgar a produção de seus artistas, promovendo e comercializando suas obras, por meio de parcerias com críticos e curadores convidados, em exposições, debates e conversas criando um cenário propício à reflexão sobre a arte brasileira recente. Esse diálogo visa, sobretudo, incentivar a formação de novas coleções. Na certeza de que a arte é transformadora e não deve ser inacessível, a missão da Quadra, portanto, é torná-la parte do cotidiano.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.