Sobre a obra

Férias

Sobre a série, a curadora Valquíria Prates escreve:
Em O desenho como férias, projeto que se desdobra em fotografias e livros de artista, podemos ver paisagens que, ainda que testemunhadas pela fotografia, não desistem de ser desenho. Podemos pensar sobre o que significa para nós este “estado de férias”, já que faz parte do programa espacial da artista a possibilidade de nos darmos tempo para escolher o que fazer - com recursos para estar vivo de desejos e silêncios, de trocas e escutas. E para, principalmente, em suas palavras: “Cultivar um tipo específico de organização mental”.


Ficha técnica

Fotografia digital em impressão fineart sobre papel Canson Rag Photographic 310g, 70x70cm, 2020
Série de 7 cópias
Moldura: adesivagem em alumínio composto montado em estrutura em madeira com 2cm de espessura na cor preta


Sobre o artista

Vânia Medeiros

Vânia Medeiros (Salvador, 1984) busca abordagens transdisciplinares em seus processos de criação e tem dialogado com saberes da etnografia, arquitetura, geografia, design e educação. Tem o desenho como um dispositivo de investigação em processos pessoais e relacionais, que ganha suportes diversos nos espaços expositivos, em ações urbanas e no livro. Exposições selecionadas incluem a individual "Atlântida" na galeria RV Cultura e Arte, em 2017; a coletiva "?", com curadoria de Catarina Duncan na Galeria Leme, em 2018; e mais recentemente o 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, com curadoria de Júlia Rebouças. Vânia também foi indicada em 2017 e 2018 ao Prêmio Select de Arte e Educação, com o projeto Caderno de Campo, e em 2019 sua obra passa a fazer parte do acervo do MAM de São Paulo.


RV CULTURA E ARTE

Salvador / BA

Galeria de arte contemporânea com foco curatorial nas artes gráficas (desenhos, pinturas, colagens e processos de impressão) e artistas brasileiros emergentes. Aberta em 2008 pelos sócios Larissa Martina e Ilan Iglesias, a RV Cultura e Arte apresenta um programa anual diverso oferecendo pelo menos quatro exposições juntamente com oficinas, conversas, visitas guiadas e exibições que estimulam um relacionamento mais próximo com a comunidade local, colecionadores e outros agentes das artes visuais. Desde 2011 a RV Cultura e Arte também desenvolve projetos editoriais como livros de artista e novelas gráficas (histórias em quadrinhos), além de projetos de formação de artistas e público, a exemplo da Incubadora de Publicações Gráficas.


Outras obras do artista


Podemos ajudar?