Sobre a obra

Sem título

Múltiplo Angelo Venosa | Projeto Múltiplos Museu do Açude


Ficha técnica

Angelo Venosa
2019
Sem título
escultura em bronze com patina (PRETA)
24 x 27 x 17 cm
Edição 15 + 5 PA´s


Sobre o artista

Angelo Venosa

Angelo Venosa (n. 1954, São Paulo, Brasil) vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Formou-se bacharel em Design Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial em 1974. Em 2007, concluiu pós-doutorado na Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Na década de 1980, Venosa dedicou-se à prática da escultura, em detrimento da pintura. Neste período, produziu suas primeiras obras tridimensionais. A partir da década de 1990, passou a utilizar materiais como mármore, cera, chumbo e dentes de animais, produzindo obras que lembram estruturas anatômicas, como vértebras e ossos.

Em Há? (2009/2013), compôs um exoesqueleto de 3,5 metros sobrepondo camadas de compensado parafusadas e deu início ao processo de modelagem com plasticina. Mais recentemente, Venosa adotou a impressão em 3D e o desenho assistido por computador para criar estruturas e exoesqueletos de compensado e metal que se assemelham a corais. Participou de exposições como a 19ª Bienal de São Paulo (1987), a 45ª Bienal de Veneza (1993) e a 5ª Bienal do Mercosul (2005). Em 2012, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realizou uma grande mostra individual para comemorar os 30 anos de carreira artística de Angelo Venosa. A mostra também foi apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em São Paulo (2013); no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (2014); e no MAMAM, em Recife (2014).

Fontes:

Foto: https://i2.wp.com/www.zeronaldo.com/wp-content/uploads/2016/02/Angelo-Venosa-20160220_7993-Custom.jpg

Texto: https://nararoesler.art/artists/31-angelo-venosa/

 

 
 


MUL.TI.PLO ESPAÇO ARTE

Rio de Janeiro / RJ

A Mul.ti.plo Espaço Arte é mais que uma galeria onde as obras ficam expostas para a apreciação do público; pretende-se um ambiente de encontro com a arte contemporânea. Aqui, artistas consagrados e novos talentos oferecem o melhor de sua produção em múltiplos e obras em papel, objetos e pinturas, além de projetos especiais. A ideia é que o espaço crie as condições para que os olhares do público encontrem formas singulares de se relacionar com a arte. Além de comercializar obras selecionadas a partir de critérios estéticos de extraordinária densidade artística, a Mul.ti.plo ainda realiza permanente trabalho de pesquisa no sentido de identificar e divulgar novos trabalhos. Por seu engajamento na circulação da arte e pela recusa em tomá-la como produto, a galeria vem se consolidando como um espaço que investe no lançamento de edições exclusivas, um lugar que cultiva preciosidades. Renovar a reflexão e a fruição estética, atrair não especialistas, despertar novos colecionadores, enriquecer coleções já estruturadas: com os múltiplos e as obras em outros formatos de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, a Mul.ti.plo espera tão somente desafiar o olhar do público e promover encontros em torno da arte contemporânea.


Outras obras do artista