Sobre a obra

Carioca

Em uma linguagem enxuta e complexa, linhas e elementos geométricos provenientes do desenho de arquitetura são apagados, substituídos por outros que os cobrem, durante o processo de trabalho. A imagem é sempre sustentada por superfícies de cores que, em conjunto, formam o ambiente que o artista deseja transmitir nessa representação da sensação do espaço urbano. Vivência introjetada em cada sujeito: a paisagem e sua geometria, o espaço em sua dinâmica e a velocidade em seu tempo. Seus trabalhos são criados a partir de um processo de construção e reconstrução.


Ficha técnica

Acrílica sobre tela
Ano: 2017


Sobre o artista

Manoel Novello

Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalha no Rio de Janeiro Formado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), começa a trabalhar na profissão, ainda como estagiário em lugares fundamentais para o desenvolvimento da sua experiência de observador ativo, como a Fundação Nacional Pró-Memória, na recuperação do prédio do Paço Imperial, no escritório HJ Cole + Associados e já como arquiteto, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos. O interesse pela geometria, projetos, conceitos, fluxos, construção e reconstrução dentro do espaço urbano já faziam parte da sua vivência quando inicia sua formação em artes visuais na Escola do Parque Lage, Rio de Janeiro. A pintura se tornou o meio de expressão principal na sua produção artística, que se apresenta também através da fotografia, desenho e, recentemente, instalação. Uma linguagem enxuta e complexa, de linhas e elementos geométricos, proveniente do desenho de arquitetura, são apagados, substituídos por outros que os cobrem, durante o processo de trabalho. A imagem é sempre sustentada por superfícies de cores que, em conjunto, formam o ambiente que o artista deseja transmitir nessa representação da sensação do espaço urbano. Vivência introjetada em cada sujeito: a paisagem e sua geometria, o espaço em sua dinâmica e a velocidade em seu tempo. Seus trabalhos são criados a partir de um processo de construção e reconstrução. Manoel Novello estabelece um diálogo da sua produção com a observação da metrópole onde vive e de outras para onde viaja, eventualmente.


GABY INDIO DA COSTA ARTE CONTEMPORÂNEA

Rio de Janeiro / RJ

Gaby Indio da Costa atua no mercado de arte desde 2009, abrindo seu espaço em 2012, e desde então acompanha de perto a produção de vários artistas. Há dez anos realiza diversas exposições, a maioria com a curadoria de críticos e curadores renomados. A galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea tem como objetivo principal divulgar a produção dos artistas que representa e suas propostas, promover projetos e exposições e manter um diálogo constante com críticos, curadores e colecionadores, incentivando a formação de novas coleções e buscando fortalecer as que já existem. Trabalha com artistas jovens e consagrados, alguns com trajetória consolidada, todos eles comprometidos com a experimentação, a ousadia no âmbito da linguagem que define a arte contemporânea.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.