Sobre a obra

Sem título, 2017

Paulo Monteiro (São Paulo, 1961) é um pintor e escultor brasileiro que ganhou visibilidade a partir dos anos 1980. Sua produção inicial era marcada por grandes telas abstratas; gradativamente sua obra tornou-se mais mínima, tanto em termos de escala como de composição. A gravura produzida para a Cobogó – uma imagem abstrata, com finos traços brancos sobre um fundo preto – é expressiva da economia de gestos que caracteriza a sua produção recente. Nas palavras do artista, “o trabalho fala sobre o encontro de duas formas abertas. Trata-se de como a abertura do contorno dessas formas faz com que elas se fundam através do lado de fora”.


Ficha técnica

Múltiplo Paulo Monteiro
Sem título, 2017
Fotolitogravura
Edição de 13 + 5 PAs


Sobre o artista

Paulo Monteiro

Paulo Monteiro nasceu em 1961, em São Paulo, onde vive e trabalha. A partir de 1977, começou a publicar histórias em quadrinhos em revistas de circulação alternativa, como Boca, Papagaio, Almanak, e Makongo, com um traço que tinha como referência Robert Crumb e George MacManus. Começou a pintar no início dos anos 1980, integrando a chamada Geração 80, e de 1983 até 1985 integrou o grupo Casa 7, ao lado dos artistas Nuno Ramos, Carlito Carvalhosa, Fábio Miguez e Rodrigo Andrade. Participou da 22ª Bienal de São Paulo e teve suas obras expostas em mostras em Portugal, Alemanha, França, Estados Unidos, Cuba e Equador. Seus trabalhos integram coleções importantes, como as do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e de Niterói, da Pinacoteca de São Paulo, além do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York.


EDITORA COBOGÓ

Rio de Janeiro / RJ

A Editora Cobogó foi criada em 2008, com o objetivo de refletir sobre a arte, a cultura e o tempo presente. Esta casa possui, hoje, um catálogo de mais de 300 títulos. Destes, 90% são projetos originais, desenvolvidos pela Cobogó junto a seus autores, artistas e colaboradores, em sua maioria brasileiros. Para compor o conjunto de títulos e coleções inovadoras, a Cobogó valoriza a interdisciplinaridade, a pluralidade de vozes e a diversidade de temas, colocando-se como um agente das mudanças de paradigmas em curso no Brasil e no mundo. A cada nova publicação, a Cobogó estimula a reflexão e promove o conhecimento, levando adiante um projeto consciente de (re)construção coletiva, reafirmando sua crença na transformação das relações sociais por meio da leitura e da cultura.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.