Sobre a obra

Sem título, 2017

Efrain Almeida (Boa Viagem, 1964) é conhecido por esculturas em que ele molda meticulosamente a madeira, criando ora auto-retratos, ora animais característicos da fauna brasileira. Para a Cobogó, o artista desenvolveu uma série de carimbo sobre papel que apresenta uma grande borboleta preta sobre um fundo branco; pelo estilo artesanal do processo – traço marcante de toda a sua obra –, há pequenas variações de cor entre uma peça e outra, o que confere a cada edição um caráter único.


Ficha técnica

Múltiplo Efrain Almeida
Sem título, 2017
Carimbo sobre papel
Edição de 23 + 5 PAs


Sobre o artista

Efrain Almeida

Efrain Almeida de Melo (Boa Viagem CE 1964).

Escultor. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1976. Dez anos depois, inicia sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage).

Em 1990, participa de curso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), e inicia pesquisas com diversos materiais, e escolhe a madeira como matéria-prima principal de seus trabalhos, que são compostos de pequenas esculturas. Nesse mesmo ano, trabalha como ajudante do pintor Hilton Berredo (1954).

A influência religiosa, recebida na infância em Boa Viagem, e o imaginário popular nordestino são temas presentes em seus trabalhos, que fazem referência a ex-votos. Realiza sua primeira exposição individual, Objetos, no Centro Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, em 1993.

Participa da 1ª Bienal do Mercosul, em 1997, e da Bienal Internacional de Buenos Aires, em 2002.

Fontes:

Foto: https://www.supergiba.com/efrain-almeida-em-18-respostas/

Texto: EFRAIN Almeida. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 9

 

 
 


EDITORA COBOGÓ

Rio de Janeiro / RJ

A Editora Cobogó foi criada em 2008, com o objetivo de refletir sobre a arte, a cultura e o tempo presente. Esta casa possui, hoje, um catálogo de mais de 300 títulos. Destes, 90% são projetos originais, desenvolvidos pela Cobogó junto a seus autores, artistas e colaboradores, em sua maioria brasileiros. Para compor o conjunto de títulos e coleções inovadoras, a Cobogó valoriza a interdisciplinaridade, a pluralidade de vozes e a diversidade de temas, colocando-se como um agente das mudanças de paradigmas em curso no Brasil e no mundo. A cada nova publicação, a Cobogó estimula a reflexão e promove o conhecimento, levando adiante um projeto consciente de (re)construção coletiva, reafirmando sua crença na transformação das relações sociais por meio da leitura e da cultura.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.