Sobre a obra

Iran do Espírito Santo / Desenhos / Drawings

Iran do Espírito Santo / Desenhos / Drawings apresenta os trabalhos feitos sobre papel, deste que é um dos maiores representantes das artes visuais brasileiras no cenário contemporâneo. Presentes em toda sua trajetória artística, os desenhos revelam a escolha por uma paleta precisa de cores, tons e sub tons, com destaque para o branco, o preto e o cinza, e um viés conceitual e de ironia sutil anunciado pelos títulos. Sua produção sobre papel é realizada com os mais diversos materiais, como carvão, caneta, pastel, aquarela e grafite. A seleção das mais de 130 obras que compõem o livro, feita por Iran e pelo crítico e curador independente Jacopo Crivelli Visconti, que também assina um texto sobre a produção do artista, privilegia o recorte cronológico.


Ficha técnica

Autor: Iran do Espírito Santo

Texto de Jacopo Crivelli Visconti

Número de páginas: 240

ISBN: 9788560965977

Encadernação: Capa dura

Ano de edição: 2016


Sobre o artista

Iran do Espírito Santo

Iran Teófilo do Espírito Santo (Mococa, São Paulo, 1963).

Artista multimídia, pintor, desenhista, escultor, gravador. Em 1986, licencia-se em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), onde tem aulas com os artistas Nelson Leirner (1932) e Regina Silveira (1939) e aproxima-se de artistas como Ana Tavares (1958) e Mônica Nador (1955). Insere-se, assim, no questionamento dos usos tradicionais dos suportes artísticos. Em 1987, transfere-se para Londres, onde reside por três anos. Em 1991, faz sua primeira exposição individual na Plug in Inc. Gallery, em Winnipeg, Canadá, onde também faz residência artística. Dois anos depois é artista residente do Tamarind Institute, em Albuquerque, Estados Unidos.

Desde então, Espírito Santo desenvolve uma produção extensa. Expõe seus trabalhos em 2007, na mostra panorâmica organizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, em conjunto com o Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo (MAXXI/Roma) e pelo Irish Museum of Modern Art (IMMA /Dublin). Iran do Espírito Santo reside em São Paulo e atua como ilustrador e artista gráfico.

Fontes:

Foto: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13065-arte-na-capela-do-morumbi

Texto: IRAN do Espírito Santo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 de Abr. 2017. Verbete da Enci

 

 
 


EDITORA COBOGÓ

Rio de Janeiro / RJ

Em 10 anos de publicações, a Editora Cobogó construiu um catálogo de mais de 230 títulos, que tratam desde a filosofia do artista norte-americano Andy Warhol sobre uma sociedade de consumo, às entrevistas do curador suíço Hans Ulrich Obrist com pensadores e artistas de várias áreas, aos caminhos de construção das obras de diversos artistas, aos artigos do cineasta Cacá Diegues sobre a sociedade brasileira, as reflexões acerca da globalização e da arte do pesquisador Moacir dos Anjos, além da reedição do primeiro livro de John Cage publicado no Brasil, com tradução do poeta Augusto de Campos. Cada livro da Cobogó recebe o cuidado especial que vai desde o contato direto com o autor, o tratamento do texto, o cuidado com as imagens, passando pelo projeto gráfico, a textura do papel e o tipo de acabamento. Um caminho de desafios e conquistas, reconhecido, em 2016, na 58a edição do Prêmio Jabuti, com o primeiro lugar na categoria Livro de Arte, por Histórias mestiças, organizado por Lilia Moritz Schwarcz e Adriano Pedrosa. O catálogo da Editora Cobogó se destaca por livros de arte sobre artistas consagrados e também sobre novos nomes do mundo das artes. Foram publicadas monografias de Adriana Vareja?o, Nuno Ramos, Laura Lima, Erika Verzutti, Sonia Gomes, Marina Rheingantz, Mauro Restiffe, Paulo Nazareth e Iran do Espírito Santo. Em 2018, foram lançados livros de Katia Maciel, Maria Laet, Carla Chaim, Paulo Nimer PJota e Iole de Freitas, além do livro de colagens de Beatriz Milhazes.


Outras obras do artista