Sobre a obra

Iran do Espírito Santo / Desenhos / Drawings

Iran do Espírito Santo / Desenhos / Drawings apresenta os trabalhos feitos sobre papel, deste que é um dos maiores representantes das artes visuais brasileiras no cenário contemporâneo. Presentes em toda sua trajetória artística, os desenhos revelam a escolha por uma paleta precisa de cores, tons e sub tons, com destaque para o branco, o preto e o cinza, e um viés conceitual e de ironia sutil anunciado pelos títulos. Sua produção sobre papel é realizada com os mais diversos materiais, como carvão, caneta, pastel, aquarela e grafite. A seleção das mais de 130 obras que compõem o livro, feita por Iran e pelo crítico e curador independente Jacopo Crivelli Visconti, que também assina um texto sobre a produção do artista, privilegia o recorte cronológico.


Ficha técnica

Autor: Iran do Espírito Santo

Texto de Jacopo Crivelli Visconti

Número de páginas: 240

ISBN: 9788560965977

Encadernação: Capa dura

Ano de edição: 2016


Sobre o artista

Iran do Espírito Santo

Iran Teófilo do Espírito Santo (Mococa, São Paulo, 1963).

Artista multimídia, pintor, desenhista, escultor, gravador. Em 1986, licencia-se em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), onde tem aulas com os artistas Nelson Leirner (1932) e Regina Silveira (1939) e aproxima-se de artistas como Ana Tavares (1958) e Mônica Nador (1955). Insere-se, assim, no questionamento dos usos tradicionais dos suportes artísticos. Em 1987, transfere-se para Londres, onde reside por três anos. Em 1991, faz sua primeira exposição individual na Plug in Inc. Gallery, em Winnipeg, Canadá, onde também faz residência artística. Dois anos depois é artista residente do Tamarind Institute, em Albuquerque, Estados Unidos.

Desde então, Espírito Santo desenvolve uma produção extensa. Expõe seus trabalhos em 2007, na mostra panorâmica organizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, em conjunto com o Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo (MAXXI/Roma) e pelo Irish Museum of Modern Art (IMMA /Dublin). Iran do Espírito Santo reside em São Paulo e atua como ilustrador e artista gráfico.

Fontes:

Foto: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/13065-arte-na-capela-do-morumbi

Texto: IRAN do Espírito Santo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 de Abr. 2017. Verbete da Enci

 

 
 


EDITORA COBOGÓ

Rio de Janeiro / RJ

A Editora Cobogó foi criada em 2008, com o objetivo de refletir sobre a arte, a cultura e o tempo presente. Esta casa possui, hoje, um catálogo de mais de 300 títulos. Destes, 90% são projetos originais, desenvolvidos pela Cobogó junto a seus autores, artistas e colaboradores, em sua maioria brasileiros. Para compor o conjunto de títulos e coleções inovadoras, a Cobogó valoriza a interdisciplinaridade, a pluralidade de vozes e a diversidade de temas, colocando-se como um agente das mudanças de paradigmas em curso no Brasil e no mundo. A cada nova publicação, a Cobogó estimula a reflexão e promove o conhecimento, levando adiante um projeto consciente de (re)construção coletiva, reafirmando sua crença na transformação das relações sociais por meio da leitura e da cultura.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.