Sobre a obra

Marina Rheingantz – Terra Líquida

O livro Marina Rheingantz – Terra líquida apresenta um panorama da produção desta jovem artista paulista. O livro, primeira publicação monográfica da pintora, traz um ensaio do curador Rodrigo Moura e reproduz cerca de setenta imagens de obras da artista. Em suas pinturas, Marina Rheingantz realiza um processo de criação em que constrói e descontrói suas telas repetidamente com sobreposições de tinta que formam grandes campos de cor e, ao mesmo tempo, realçam elementos pontuais.

Paisagens desoladas, estradas e ambientes internos surgem apenas como vestígios do real, fragmentados pela memória em uma colagem repleta de texturas.


Ficha técnica

Autor: Rodrigo Moura

Número de páginas: 184

ISBN: 9788555910166

Encadernação: Capa Dura

Ano de edição: 2016


Sobre o artista

Marina Rheingantz

Araraquara, Brasil, 1983


EDITORA COBOGÓ

Rio de Janeiro / RJ

Em 10 anos de publicações, a Editora Cobogó construiu um catálogo de mais de 230 títulos, que tratam desde a filosofia do artista norte-americano Andy Warhol sobre uma sociedade de consumo, às entrevistas do curador suíço Hans Ulrich Obrist com pensadores e artistas de várias áreas, aos caminhos de construção das obras de diversos artistas, aos artigos do cineasta Cacá Diegues sobre a sociedade brasileira, as reflexões acerca da globalização e da arte do pesquisador Moacir dos Anjos, além da reedição do primeiro livro de John Cage publicado no Brasil, com tradução do poeta Augusto de Campos. Cada livro da Cobogó recebe o cuidado especial que vai desde o contato direto com o autor, o tratamento do texto, o cuidado com as imagens, passando pelo projeto gráfico, a textura do papel e o tipo de acabamento. Um caminho de desafios e conquistas, reconhecido, em 2016, na 58a edição do Prêmio Jabuti, com o primeiro lugar na categoria Livro de Arte, por Histórias mestiças, organizado por Lilia Moritz Schwarcz e Adriano Pedrosa. O catálogo da Editora Cobogó se destaca por livros de arte sobre artistas consagrados e também sobre novos nomes do mundo das artes. Foram publicadas monografias de Adriana Vareja?o, Nuno Ramos, Laura Lima, Erika Verzutti, Sonia Gomes, Marina Rheingantz, Mauro Restiffe, Paulo Nazareth e Iran do Espírito Santo. Em 2018, foram lançados livros de Katia Maciel, Maria Laet, Carla Chaim, Paulo Nimer PJota e Iole de Freitas, além do livro de colagens de Beatriz Milhazes.


Outras obras do artista