Sobre a obra
Sombra #9Caroline Veilson tem trabalhado com objetos de convívio diário, imbuídos de memórias e significados que não são só seus, pois tratam-se de objetos antigos pertencentes à outras famílias há gerações.
“Sombra #9” faz parte da série de trabalhos em que a artista captura as sombras de objetos na construção de imagens.
Ficha técnica
Guache sobre papel de livro (com moldura em acrílico)
Ano: 2020
Sobre o artista
Caroline VeilsonNasceu em 1993, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em 2018 no curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa na área da gravura e arte impressa, onde é integrante desde 2015 do grupo de pesquisa e extensão Núcleo de Arte Impressa do Instituto de Artes da UFRGS. Sua pesquisa aborda questões da memória e afetividade, representando objetos e folhas coletadas, parte dos documentos de trabalho da artista que são utilizados na produção de gravuras. Tem trabalhado com objetos de convívio diário, imbuídos de memórias e significados que não são só seus, pois tratam-se de objetos antigos pertencentes à outras famílias há gerações. Para imprimir algumas gravuras, a artista opta por fabricar o papel, outorgando algo mais pessoal para essas imagens. Produz os papéis com fibras de bananeira bem finas e com uma gramatura mais baixa, o que confere ao papel maior leveza e transparência.
GABY INDIO DA COSTA ARTE CONTEMPORÂNEA
Rio de Janeiro / RJGaby Indio da Costa atua no mercado de arte desde 2009, abrindo seu espaço em 2012, e desde então acompanha de perto a produção de vários artistas. Há dez anos realiza diversas exposições, a maioria com a curadoria de críticos e curadores renomados. A galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea tem como objetivo principal divulgar a produção dos artistas que representa e suas propostas, promover projetos e exposições e manter um diálogo constante com críticos, curadores e colecionadores, incentivando a formação de novas coleções e buscando fortalecer as que já existem. Trabalha com artistas jovens e consagrados, alguns com trajetória consolidada, todos eles comprometidos com a experimentação, a ousadia no âmbito da linguagem que define a arte contemporânea.