Sobre a obra

objeto


Ficha técnica

Sem título
Múltiplo exclusivo
2018
tapete e acrílico
24,5 x 24,5 x 12 cm
Edição 10


Sobre o artista

Cristina Salgado

Cristina Salgado, 1957 vive e trabalha no Rio de Janeiro. Expõe desde 1980. Entre as principais coletivas estão Situações Brasília 2014 (Prêmio de Arte Contemporânea, Prêmio de Aquisição), Museu Nacional do Conjunto Cultural da República-Brasília; Entre trópicos 46º05 Cuba/Brasil, Caixa Cultural, RJ, 2011; Entre artistas – Tremores e permutações. Galeria Paradigmas Arte Contemporâneo, Barcelona, 2011; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo, 2005. As individuais, mais recentes são No interior do tempo, Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2015/2016; A mãe contempla o mar, Galeria Marsiaj Tempo, Rio de Janeiro, 2014 e Ver para olhar, Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2012. Publicou, com Glória Ferreira, Cristina Salgado, Rio de Janeiro: Barléu, 2015. Estudou na EAV/Parque Lage-RJ, 1977-78. Foi artista residente no Yorkshire Sculpture Park, Inglaterra, 1991. Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ, 2008. É professora adjunta no Instituto de Artes/Uerj, participando do PPGArtes. Comentário crítico: A figura humana em tensão com o espaço é o elemento recorrente no trabalho de Cristina Salgado. Outro tema recorrente na obra da artista é o ser humano em sua aventura errática pelo cotidiano da cidade grande. O conjunto de esculturas em ferro fundido intitulado Humanoinumano, de 1995, é desenvolvido a partir de ações como fragmentar o corpo, dividi-lo em pedaços, perfurá-lo, juntar suas partes de outras maneiras, alterar sua funcionalidade e sua simbologia. Em uma das peças, por exemplo, Salgado perfura profundas cavidades oculares em uma cabeça de ferro, e no fundo coloca dois olhos 'realistas', feitos com próteses de vidro. O crítico de arte Ricardo Basbaum (1961) observa que as imagens construídas por Salgado nessa série trazem referências de uma certa representação religiosa do corpo humano, por meio do uso de ex-votos de cera como matriz para as peças fundidas em ferro. Segundo o crítico, essa série de 1995 ressalta as tensões que atravessam os campos do humano e do inumano, considerando suas possibilidades de convergência, hibridizações ou incompatibilidades. Para o crítico Roberto Conduru, a instalação Menina Rezando em sua Cama (2001) conjuga duas vertentes de trabalho com forte presença na obra de Salgado: no desenho e na pintura, figuras diminutas ou agigantadas intranqüilas no seu campo de aparecimento; nas obras tridimensionais, volumes mais ou menos alusivos a corpos humanos, configurando totalidades ao mesmo tempo incisivas e sedutoras.


MUL.TI.PLO ESPAÇO ARTE

Rio de Janeiro / RJ

A Mul.ti.plo Espaço Arte, com 10 anos de atuação, é mais que uma galeria onde as obras ficam expostas para a apreciação do público; pretende-se um ambiente de encontro com a arte contemporânea. Aqui, artistas consagrados e novos talentos oferecem o melhor de sua produção. Trabalhamos com todas as manifestações que a arte oferece como video arte, múltiplos, obras em papel, objetos e pinturas, além de projetos especiais. A ideia é que o espaço crie as condições para que os olhares do público encontrem formas singulares e transformadoras de se relacionar com a arte. Além de comercializar obras selecionadas a partir de critérios artísticos de extraordinária densidade, a Mul.ti.plo ainda realiza permanente trabalho de pesquisa no sentido de identificar e divulgar novos artistas. Por seu engajamento na circulação da arte e pela recusa em tomá-la como produto, a galeria vem se consolidando como um espaço que investe no conhecimento através de cursos e palestras, lançamento de edições, e eventos artísticos que ultrapassam os limites da galeria. Renovar a reflexão e a fruição estética, atrair não especialistas, despertar novos colecionadores, enriquecer coleções estruturadas: com obras de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, a Mul.ti.plo espera desafiar o olhar do público e promover encontros em torno da arte contemporânea.


Outras obras do artista


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.