MARTHA PAGY ESCRITÓRIO DE ARTE

Comando

COMANDO

“Nenhum artista está à frente do seu tempo. Ele é o seu tempo.

Os outros é que estão atrás”

Martha Graham

 

Em épocas de debates acirrados e de disputa de poder, vale sempre lembrar qual é o papel da Arte e sobretudo do artista no contexto dinâmico da sociedade contemporânea.

Tendo a prerrogativa da liberdade de criação e da possibilidade de novas experiências, sem as amarras do sistema sócio-político-intelectual vigente, o artista acaba por ir além de seu próprio tempo e da compreensão do senso comum, levantando questões e provocando reflexões que permitam novas leituras e configurações do real.

Foi este o pensamento que orientou a concepção da coletiva COMANDO.

Em sua origem, o título remete à ideia de controle, de poder, da função de quem o exerce.

Transposto para o campo da Arte, aponta um novo plano no qual a pulsão vital de seus realizadores rompe com energia a barreira do que já é sabido, do previsível, do que foi previamente aprovado.

Para a coletiva COMANDO, convidamos 11 artistas cuja produção vibra em sintonia com o ritmo acelerado, caótico e fragmentado da contemporaneidade e ao mesmo tempo com temas universais e atemporais.

São realizadores de diferentes origens, gêneros, credos e linguagens, que fazem da pintura, do desenho e da fotografia sua forma mais autêntica de expressão.

No campo da Arte o COMANDO é de quem a realiza e enfrenta com coragem a dura tarefa de questionar a realidade como um todo e de se tornar alvo fácil de críticas dos proprietários do sistema.


Martha Pagy

Pedro Pagy



A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.