Yaacov Agam
Rishon-le-Zion, Israel 1928. A educação decorreu em Jerusalem sob a direção de M. Ardon, aluno da Bauhaus que, em 1949,o enviou para Zurique, onde os ensinamentos de Johannes Itten e o encontro com Max Bill lhe permitiram um aprofundamento na teoria da cor e dos princípios do Construtivismo. Em 1951, mudou-se para Paris onde conheceu Léger e Herbin. A partir de sua primeira exposição na Galeria Craven, desenvolveu uma obra inspirada em alguns princípios filosóficos da Judaísmo. Foi um dos primeiros a usar o video, procurando formas em que as relações cromáticas e o movimento pudessem provocar a intervenção do observador. Agam estava próximo da arte cinética. O gosto pelos efeitos do acaso, pela extravagância e a surpresa manifestam a sua familiaridade com o Grupo Surrealista: foi André Breton que, em 1955,deu título aos quadros de Agam expostos na Galeria Denise René. E, 1963 recebeu o prêmio de Investigação Artística da Bienal de São Paulo. O êxito da arte conceptual afastou Agam dos museus, continuando embora a responder a numerosas encomendas de obras monumentais como Pintura Ambiente de Leverkusen,1971,o Mural Transparente ,em Cleveland, o salão do Palácio Eliseu em 1975 e muitas intervenções em Israel. Destacam-se ainda: Signees pour un language (1953),vendida ao pintor Max Ernest; Double MetamorfhosisII, adquirida pelo MoMA de Nova York