Nadia Taquary
Brasil - 1942
Nádia Taquary nasceu em Salvador e foi criada no interior da Bahia, onde começou a se aventurar pela joalheria, fazendo brincos e colares pra si própria com as técnicas que aprendia com o pai em sua oficina nos fundos da casa, em Valença. A princípio escolheu as palavras, não os acessórios, pra serem o foco de sua carreira, mas foi nos textos sobre cultura africana que ela trilhou o caminho de volta pro ateliê.
O livro era ?O círculo das contas?, da historiadora Solange Godoy, publicado pelo Museu Carlos Costa Pinto, que conta o caminho das joias das negras, da África ao recôncavo baiano. Inspiração suficiente pra ela entrar numa pós-graduação de Belas Artes, na UFBA, pra conhecer mais sobre o tema. Daí surgiu sua marca, a Olorum Bamim, nome iorubá que significa ?proteção do Deus maior?. Ela cria joias em tamanhos máxi, que se confundem com ? e são ? esculturas.
Fontes:
Foto: http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/20092-artista-baiana-nadia-taquary-expoe-trabalhos-na-galerie-agnes-monplaisir.html
Texto: https://www.lilianpacce.com.br/portfolio/nadia-taquary-joia-escultura/