Marcelo Jácome
Marcelo Jácome é artista visual e nasceu em 1980 no Rio de Janeiro - cidade onde vive e trabalha. Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (RJ), frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) tendo como professores Gloria Ferreira, Iole de Freitas, João Magalhães e Luis Ernesto.
Proveniente de uma vontade construtiva unida ao interesse pelo fazer, a obra de Marcelo ocorre a partir da noção do campo ampliado. Suas experiências se manifestam em uma interseção entre a pintura, a arquitetura, o desenho e o objeto - lugar que o possibilita conceber ativações espaciais e instalações imersivas que, segundo sua lógica, servem como ferramentas de "descondicionamento no espaço-tempo”.
O artista considera a cidade como campo de pesquisa e entende a malha urbana como instância estética. Utilizando um repertório material proveniente do comércio popular, propõe agenciamentos formais, cromáticos, literais e simbólicos dos artefatos que decide trabalhar.
Indicado ao Prêmio Pipa (RJ) em 2014, tem participado de exposições no Brasil e exterior. Sua obra já foi exibida em espaços e instituições como Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (PT), Saatchi Gallery em Londres (UK), Fundação Brasilea em Basel (CH), Museu do Açude no Rio de Janeiro (BR) e participou de projetos e collabs junto a selos como Nike/Nikelab, Royal Caribbean, FARM Rio, Cidade Matarazzo, Jardin D'acclimatation, 700'000 Heurs, Art Rio, entre outras.