Luis Tomasello
Argentina - 1915 - 2014
Tomasello estudou na Academia de Belas Artes de Buenos Aires, e começou como um artista concreto, olhando para Mondrian como inspiração.
Foi depois de se instalar em Paris, em 1957, no entanto, que ele começou a trabalhar em relevo, afastando-se a natureza linear da abstração geométrica, direcionando o seu interesse de forma e cor efeitos: "Eu fui para o alívio como uma experiência e, nesse processo, descobri o maravilhoso mundo da luz. A reflexão de cor na superfície me fascinou e que é o que eu tenho trabalhado a partir desse momento. "(Uma conversa com Joseph Francesca Bellini, Revista Literal, Outono de 2009).
Tomasello é mais famoso por sua atmosfera Chromoplastique obras, onde os cubos brancos com undersides pintadas estão dispostos em diferentes ângulos sobre uma superfície branca. Isso resulta em reflexos sutis de cor clara, e uma sensação óptica de movimento. Ele consegue colocar a tônica sobre os reflexos coloridos, e limitar o aspecto geométrico da introdução de formas simplificadas. Foi uma decisão do Tomasello passar da pintura à escultura que lhe permitiu superar o aspecto linear de abstração, e o foco na forma e efeitos de cor. Mais tarde em sua carreira, isso permitiu aplicações ambientais e arquitetônicas para o seu trabalho.
Fontes:
Foto: https://www.arteinformado.com/documentos/noticias/3903/Tomasello_posando_delante_de_una_de_sus_obras._Cortesia_Arte_Ascaso_Galeria.jpg
Texto: http://www.galeria-ipanema.com/acervo/33/luis-tomasello