Livia Flores
Livia Flores (Rio de Janeiro, 1959) transita entre meios e linguagens diversos como o desenho, a escultura e a instalação - também atua na produção cinemática e em intervenções urbanas. Seu trabalho inicial, que envolve a pesquisa de materiais e processos, entrelaça-se a um interesse acentuado pela imagem e suas implicações, aproximando-se das questões do tempo e do movimento. Investiga a possibilidade de inversão e transmutação de valores, encadeamentos e fluxos de circulação, abrindo o campo do sentido em múltiplas direções. A obra da artista é instável, pois encontra-se em constante transformação. Introduz um desvio na cena apresentada em seus trabalhos, criando uma brecha capaz de reverter esta cena e nosso lugar nela enquanto espectadores. A artista iniciou sua produção artística no começo dos anos 80. É graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), estudou artes na Academia de Düsseldorf, na Alemanh - onde morou entre 1984 a 1993. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É também professora associada da Escola de Comunicação da UFRJ. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes PPGAV-EBA-UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação PPGAC-ECO-UFRJ. Realizou exposições individuais na Z42 Arte (Rio de Janero, 2018); MAMAM no Pátio (Recife, 2007); Centre d´Art Santa Mònica (Barcelona, 2004); Galeria Marta Vidal ( Porto, 2001); Espaço AGORA/CAPACETE (Rio de Janeiro, 2000), entre outros. Nas mostras coletivas destacam-se, O Abrigo e o Terreno (MAR, Rio de Janeiro, 2013); Tempo-matéria (MAC Niterói, 2010); Serralves – A Colecção, (Museu Serralves, Porto, 2009); Reading Room 1: Brazil ( MACBA, Barcelona, Espanha,2009); The End. And... (Latincollector, Nova Iorque, EUA, 2009); Morro das Artes (Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2008); Prêmio Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, (2008); 26ª Bienal de São Paulo (2004); Entre Pindorama, Künstlerhaus Stuttgart (Alemanha,2004); Mídia-arte: 3º Premio Sergio Motta (Museu de Arte Contemporânea de Goiânia, Museu da Imagem e do Som, S.Paulo, 2003); Love´s House (Hotel Love´s House/AGORA, Rio de Janeiro, 2002), Côte à Côte (capc/ Musée d´art Contemporain de Bordeaux, 2001) e Squatters/Ocupações (Museu Serralves / Porto 2001) Em 2012 a editora Automatica publicou o livro Livia Flores (coleção ARTE BRA), sobre sua trajetória artística; e pela editora +2 lançou Instruções para filmes, organizado com Katia Maciel (2013). Suas obras estão presentes em coleções como Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Coleção Fundação Serralves, Porto, Portugal; Museu Murilo Mendes, Juiz de Fora Casa das Onze Janelas, Belém, Pará e Museu do Conjunto Nacional, Brasília.