Leonardo Luz
1977 Rio de Janeiro, Brasil. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, em 2005. Formação artística: Escola de Artes Visuais Parque Lage entre os anos de 2008 e 2012: Cursos: História da Arte Moderna e Contemporânea– Pedro França Pintura – João Magalhães Teoria da Arte – Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger. Exposições: Coletivas: 2009 – Araka Arte – Boate Zero Zero – Gávea – Rio de Janeiro (RJ) 2010 – Araka Arte – Boate Zero Zero – Gávea – Rio de Janeiro (RJ) Individual: 2018 – Objeto Quase Identificado – Centro Cultural dos Correios de Niterói – Niterói (RJ). 2021 – Salão dos Artistas sem Galeria (São Paulo – SP). De alguns anos pra cá, o trabalho de Leonardo Luz começou a caminhar num diálogo entre razão e emoção. Formas geométricas que bordejam formas orgânicas. Abstrato que às vezes se insinua num quase figurativo. Linhas, planos e cores vão sendo desenhados e pintados sem tentar esconder o gesto; este também serve de diretriz, apontando direções e possibilidades. Outro ponto importante é a organização dos elementos constituintes dos trabalhos. Nem sempre existe uma forma preconcebida. Muitas vezes, a execução é que vai definindo o(s) passo(s) seguinte(s). A folha de papel ou a tela são organizadas em campos e esses contêm começos e términos. Não definidos por qualquer ideia de continuidade. Um quase esquecimento entre eles. Uma quase memória (como tão bem colocou Cony). Um quebra-cabeças onde as peças não se fecham ou quase se identificam e por isso mesmo, talvez, se signifiquem. Uma espécie de somatórios de quases que dão num quase-todo, num quase-objeto. Nos últimos trabalhos (pinturas), Leonardo Luz vem explorando os limites entre pintura e objeto, tentando dar novos rumos a essa ideia dos quases, a essa espécie de janela inversa onde não proponho um outro lugar, mas sim, esse onde estamos, transformado, talvez, por novas presenças. Nesse sentido, tenta desvincular, cada vez mais os elementos suporte, tinta e traço/pincelada – muitas vezes a serviço de uma imagem/lugar – deixando suas especificidades e particularidades à mostra.