Guy Veloso
Brasil - 1969
Guy Benchimol de Veloso (Belém, Pará, 1969)
É um fotógrafo documental e professor brasileiro. É formado em Direito (1991) pela Universidade Federal do Pará. Dá workshops e palestras no país e exterior. Possui diversas publicações nacionais e internacionais. Em 2011 foi curador-chefe de Fotografia Contemporânea Brasileira na 29ª Bienal Europalia Arts Festival, em Bruxelas na Bélgica.
Guy Veloso é fotógrafo desde 1989. Sua obra faz parte do acervo de várias instituições espalhadas pelo mundo como "Essex Collection of Art from Latin America" pertencente à Universidade de Essex, Centro Português de Fotografia no Porto , Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo] e também o Museu de Arte de São Paulo (Coleção Pireli).
A partir de 1998 começou um projeto de documentação de romeiros no sertão do Nordeste "Entre a Fé e a Febre: Retratos", já em 2012 se interessa e inicia pesquisa acerca de grupos Penitentes do país, no qual mantem trabalho paralelo até hoje, expostos na 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo.
O tema principal de suas fotografias é a religiosidade e retratam procissões e cerimônias religiosas das cinco regiões do Brasil e até no exterior, como no caminho de Santiago de Compostela na Espanha e também na Índia em 1994, quando teve a oportunidade de fotografar o líder religioso Sathya Sai Baba e o 14º Dalai Lama.
O projetos ?Penitentes: Dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo? de 2012, curado por Rosely Nakagawa levou oito anos para ser concluído e conta com fotos de 118 grupos religiosos em todas as cinco regiões do Brasil.
A série fotográfica "Êxtase" misturou imagens de fiéis católicos e umbandistas.
A exposição com 15 fotógrafos paraenses "O Olhar que vem da terra" realizado na Galeria Virgílio, pessoas são retratadas em atos insólitos em favor da fé.
Fontes:
Foto: http://1.bp.blogspot.com/-vgPEHPQojCI/Tokmj4L913I/AAAAAAAAAd0/qky2ZrXtPU0/s1600/07_guy.jpg
Texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guy_Veloso#Biografia