Fábio Magalhães
Brasil - 1982
Desenvolve trabalhos com a mídia da Pintura. Suas obras surgem de metáforas criadas a partir de pulsões, das condições psíquicas e substratos de um imaginário pessoal, até chegar a um estado de Imagem/Corpo. Os resultados são obtidos por meio de artifícios que nascem de um modus operandi, que parte de um ato fotográfico e materializa-se em pintura. O artista apresenta encenações meticulosamente planejadas, capazes de borrar os limites da percepção, configuradas em distorções da realidade e contornos perturbadores. Desse modo, seu trabalho reúne um conjunto de operações, em que sua pintura ultrapassa as barreiras do Eu até encontrar o Outro, o Ser.
Fábio Magalhães (Tanque Novo ? BA, 1982). Vive e trabalha em Salvador. Ao longo da carreira, realizou exposições individuais, a primeira em 2008, na Galeria de Arte da Aliança Francesa ? Salvador/BA. Em 2009, ?Jogos de Significados?, na Galeria do Conselho ? Salvador/BA. Em 2011, ?O Grande Corpo?, Prêmio Matilde Mattos/FUNCEB, na Galeria do Conselho ? Salvador/BA. Em 2013, ?Retratos Íntimos? na Galeria Laura Marsiaj ? Rio de Janeiro. Foi selecionado para o ?Rumos Itaú Cultural 2011/2013?; Entre as mostras coletivas estão: Em 2012 ?Convite à Viagem -Rumos Artes Visuais 2011/2013?, no Itaú Cultural ? São Paulo/SP, com curadoria do Agnaldo Farias; ?O Fio do Abismo ? Rumos Artes Visuais, 2011/2013? ? Belém/PA, com curadoria de Gabriela Motta; ?Territórios? na Sala FUNARTE/Nordeste ? Recife/PE, com curadoria do Bitu Cassundé; ?Espelho Refletido? no Centro Cultural Hélio Oiticica ? Rio de Janeiro/RJ, com curadoria do Marcus Lontra; ?Paraconsistente?, no ICBA ? Salvador/BA, com curadoria de Alejandra Muñoz; Em 2009, ?60º Salão de Abril? em Fortaleza/CE; e ?63º Salão Paranaense? em Curitiba/PR; ?XV Salão da Bahia? em Salvador/BA, em 2008; ?I Bienal do Triângulo? em Uberlândia/MG, em 2007; Entre outras. Em 2011, recebeu o Prêmio FUNARTE Arte Contemporânea / Sala Nordeste; em 2010, Prêmio Aquisição e Prêmio Júri Popular no I Salão Semear de Arte Contemporânea em Aracaju/SE; Prêmio Fundação Cultural do Estado, em Vitória da Conquista/BA, e Menção Especial em Jequié/BA.
Fontes:
Foto: http://www.jornaldebrasilia.com.br/clica-brasilia/caixa-cultural-recebe-mostra-com-impressionantes-obras-de-fabio-magalhaes/
Texto: http://fabiomagalhaes.com.br/perfil/