Eugène Fromentin
França - 1820 - 1876
Eugène-Samuel-Auguste Fromentin (La Rochelle, 24 de outubro de 1820 ? 27 de agosto de 1876) foi um pintor e escritor francês. Filho de Françoise-Jenny Billotte (1797-1867) e do médico e pintor amador Pierre-Samuel-Toussaint Fromentin (1786-1867), Eugène Fromentin foi um aluno brilhante no liceu. Em novembro de 1839 foi para Paris onde se formou em Direito em 1843. É então que o seu pai o autoriza a entrar no atelier do pintor Jean-Charles Rémond, onde esteve pouco tempo, trocando-o pelo de Louis-Nicolas Cabat, um pintor especializado em paisagens.
Em 1846, sem o conhecimento da sua família, visitou a Argélia com amigos, onde encheu os seus cadernos de esboços com pasiagens e habitantes do Norte de África. Foi um dos primeiros do meio artístico parisiense a fazer desses temas os seus prediletos. Como Théophile Gautier, tinha ficado muito impressionado pelos trabalhos apresentados por Prosper Marilhat no Salon de 1844.
Fromentin apresentou no Salon de Paris de 1847 três quadros que foram admitidos por unanimidade: Ferme aux environs de La Rochelle ("Quinta nos arredores de La Rochelle"), Mosquée près d'Alger ("Mesquita perto de Argel") e Gorges de la Chiffa ("Gargantas de la Chiffa]]"). Na exposição de 1849 apresentou quatro quadros, entre os quais uma segunda versão de Femmes de Argel ("Mulheres de Argel"), que obtém um "prémio de segunda classe". Nas edições de 1850 e 1857 apresentou onze quadros e participou regularmente em todas as edições entre 1859 (ano em que ganhou um prémio de primeira classe) e 1869, e depois nas de 1872 e 1876.
O estilo de Fromentin foi muito influenciado por Eugène Delacroix. As suas obras distinguem-se pela sua composição impressionante, pela destreza na utilização de cores brilhantes. Elas traduzem a grandeza inconsciente das atitudes bárbaras e animais. Por conseguinte, os seus trabalhos foram marcados pela fadiga e esgotamento. A pintura de Fromentin é apenas uma das facetas do seu génio, que também se manifestou na literatura, embora de forma menos profusa.
Fontes:
Foto: http://www.biografiasyvidas.com/biografia/f/fromentin.htm
Texto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Fromentin