Ellen Von Unwerth
Criadora multimídia é um termo que define pessoas como a Ellen: ex-modelo, cineasta, diretora de vídeo e fotógrafa fashion consagrada, começou a vida profissional como assistente em um circo após sair do orfanato no qual foi criada desde que nasceu em 1954. Descoberta ainda jovem por John Casablancas, foi retratada no papel de modelo promissora por nomes como Helmut Newton, Guy Bordin e Oliviero Toscani. Mais tarde, em 1986, incentivada por um namorado que lhe presenteou com uma câmera fotográfica, atuou como fotojornalista até voltar para o mundo da moda, mas desta vez manejando as lentes.
Reconhecida por investir em uma estética colorida, sexy e sofisticada, colocou-se como um contraponto à heroin chic da década de 1990 – época em que as modelos eram excessivamente magras, tristes e, muitas vezes, com um aspecto doente. Na contramão disso, Ellen sempre revelou mulheres fortes, descontraídas, poderosas e felizes captadas pelo olhar inquieto que, segundo ela, é assim por ser naturalmente feminista. O faro para reconhecer jovens talentos deu o pontapé inicial nas carreiras estreladas de Claudia Schiffer, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, entre outras.
“Sempre busco por vida em minhas imagens. Nelas, as mulheres são fortes, descontraídas, poderosas. Estão se divertindo. Para mim, nas fotos, nem as acho tão sensuais assim”, afirmou Ellen em entrevista para a Flare.