Eder Santos
1960, Belo Horizonte, Brasil. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil.
A pesquisa de Eder Santos lida com o hibridismo próprio da linguagem audiovisual, proporcionando, por meio de seus vídeos, verdadeiras experiências sensoriais, com planos de pinturas sonorizadas que combinam distorções de cores e sons. Explorando temáticas próprias do cotidiano mineiro, a pesquisa de Eder Santos demonstra compreender a importância da representatividade das mídias tecnológicas na cultura contemporânea, bem como suas responsabilidades como ferramentas universais de comunicação.
Eder Santos estudou artes plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, mas preferiu terminar sua formação cursando programação visual na Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (FUMA, 1984). Realizou exposições individuais em importantes instituições como Sesc Pompeia (2013, São Paulo), MAM-Salvador (2010), Centro Cultural Banco do Brasil (2010, Rio de Janeiro), Masp (2010), Museu de Arte da Pampulha (2007, Belo Horizonte), University of Virginia Art Museum (2006, EUA), Museo de Arte Moderna de Buenos Aires (2000, Argentina). As mostras coletivas mais importantes aconteceram na Tate Modern (2017, Londres, Inglaterra), Museu da Imagem e do Som (2014, São Paulo), Bienal de Curitiba (2013, Paraná), Liverpool Biennial (2021, Inglaterra), Itaú Cultural (2007, São Paulo), Bienal de La Havana (2006, Cuba), MAC-USP (2002, Brasil), Museo de Arte de Buenos Aires (2000, Argentina), 23a Bienal de São Paulo (1996), MoMA (1993, Nova York, EUA), entre outros. Eder Santos participou de diversos festivais de cinema e vídeo, como a maioria das edições do Festival Sesc_Videobrasil (São Paulo), tendo sido contemplado com diversos prêmios, Videoarte Festival (Locarno, Suíça), Tokyo Video Festival (Japão), Manifestation Internacional Video et Art Electronique (Montreal, Canadá), New York Video Festival (EUA), entre outros. Também recebeu o Prince Claus Fund and Development (2003, Holanda) e menção especial no Festival et Forum International des Nouvelles Images (1996, Locarno, Suíça), melhor vídeo no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (1995, Havana, Cuba) e no V Festival Internacional de Video Franco-Latino-Americano (1995, Bogotá, Colômbia), entre muitos outros. Seus trabalhos integram o acervo do Centre Georges Pompidou (Paris, França), Cisneros Fontanals Art Foundation (EUA), MoMA-NY (EUA), MAM-SP/RJ, entre outros.