Douglas Gordon
Nascido em 1966 na cidade de Glasgow, Douglas Gordon estudou artes em sua cidade natal, aproximando-se do universo do cinema. O artista ganhou projeção internacional na década de 1990, com a obra 24 Hour Psycho, que consiste numa versão desacelerada do clássico do cineasta Alfred Hitchcock, com duração de um dia. Em 1996, consagrou-se como o primeiro artista a receber o Turner Prize por uma produção em vídeo. No ano seguinte, representou a Grã-Bretanha na Bienal de Veneza. Sua obra também foi exibida em grandes instituições como o Museum of Modern Art (MoMA) e a Tate Modern. No Brasil, participou da 29ª Bienal de São Paulo, com a obra Pretty much every film and video work from about 1992 until now, uma retrospectiva de seus trabalhos em filme e vídeo apresentados até então. Participou da coletiva E Pluribus Unum, na Galeria Marilia Razuk, São Paulo, em 2015, onde também realizou uma exposição individual em 2018 "I will, if you will...". Produziu ainda, em co-autoria com Philippe Parreno, o filme Zidane - Um Retrato Do Século 21, em que reencena um jogo de futebol a partir da perspectiva do esportista. Em 2016, lançou o longa-metragem I Had Nowhere to Go, centrado na figura do cineasta lituano Jonas Meka. Atualmente, desenvolve um projeto de arte pública para a estação de metrô da Tottenham Court Road, em Londres, com inauguração prevista para dezembro deste ano.