Cristina Sá
Brasil - 1956
Cristina Sá é pintora e desenhista, aluna de desenho durante a adolescência com o artista plástico Maciej Babinski, concluinte em 1979 do curso de Arquitetura de Interiores e História da Arte pela Escola Panamericana de Artes. Passa a estudar, em 1984, desenho e pintura com o professor Pedro Algaza. De 1989 a 1991 monta seu atelier de pintura em seda, primeiro passo na profissionalização. Depois, frequenta o atelier do artista Jorge Franco durante oito anos, e concluiu o curso de técnica de aguadas, carvão e pastel com o artista plástico Philip Hallawell. Atualmente, possui atelier no bairro Real Parque em São Paulo.
Cristina Sá iniciou em 1996, participando de coletivas em São Paulo, cidade onde concentra a maioria de suas mostras, e em Paris. Em 1998 realiza suas primeiras mostras individuais em Salvador/Bahia, Búzios/Rio de Janeiro, e São Paulo, cidade que volta a expor em 2002, 2004, 2006. Entre as suas premiações temos em 2003, Salão da Sociétè Académique ?Arts-Sciences Lettres?, Paris ? França; Salon Internacional de Monde de La Culture et des Arts, Cannes ? França; 2004, Salon de la Sociétè Nationale de Beaux Arts ? Carrousel du Louvre ? Paris ? França; Salon Brasilis à Paris ? Galerie François Marsad, Paris ? França.
O que primeiro chama atenção é uma harmonia vindo das formas que nos parecem figuras vegetais, por uma verticalidade espacial. Seduzidos pelo que estamos a ver, a integração de dois mundos, o oriental e o ocidental, o equilíbrio da composição de planos, a gestualidade e o ritmo, o uso de cores fortes, com o contraste de tons terra, ou o dourado, inquietante, diretamente nos relacionamos com as obras, pelas mais diferentes sensações, que todos concordam em chamar paisagens.
Fontes:
Foto: http://www.joseldetuma.com.br/2015/05/38909
Texto: http://www.paulodarzegaleria.com.br/cristina-sa/