Claudia Jaguaribe
Brasil - 1955
Vive e trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo, Brasil.
Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia pela Boston University, Claudia Jaguaribe desenvolve um trabalho atento às práticas multifacetadas da fotografia contemporânea. Sua produção se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias, como fotografia, vídeo, internet e instalações. Já realizou exposições em conceituadas instituições como o Itaú Cultural (São Paulo), Paço das Artes (São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Espaço Oi Futuro (Rio de Janeiro), entre outras.
Suas obras estão em coleções de importantes acervos como de Inhotim (Brumadinho), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Maison Européenne de la Photographie (Paris), Instituto Ítalo-Latino Americano (Roma), Itaú Cultural, Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto), assim como em coleções particulares. Em 2010, Claudia recebeu o prêmio Marc Ferrez de fotografia da Funarte pelo projeto O seu caminho. Tem onze livros publicados, além da participação em diversas publicações em conjunto com outros artistas. Seu livro Aeroporto foi selecionado na edição Fotolivros latino-americanos (Cosac Naify, 2011). Além disso, criou em parceria com Iatã Cannabrava e Claudi Carreras, a Editora Madalena, especializada em fotolivros.
Na fotografia, trabalha com variados formatos e meios de produção, desde a prática fotográfica em estúdio até fotos documentais posteriormente trabalhadas, em uma pesquisa sobre a materialidade da imagem que questiona a própria natureza da fotografia. Nos últimos anos, voltou-se para a paisagem como reinvenção da natureza na série Quando Eu Vi e nas séries de paisagens urbanas como Sobre São Paulo e Paisagem Construída ? Entre Morros, sobre o Rio de Janeiro.
Fontes:
Foto: https://carbonogaleria.com.br/obra/os-sexos-408#biografia
Texto: https://carbonogaleria.com.br/obra/os-sexos-408#biografia