Charles Schneider
França - 1881 - 1953
(França 1881-1953)
Charles Schneider nasceu em Chateau-Thierry, perto de Paris, em 23 de fevereiro de 1881. Em tenra idade se mudou com sua família para Nancy, o centro artístico da França.
Seu irmão, Ernest Schneider (1877-1937), começou a trabalhar para Daum em 1903 como escriturário. Charles tinha começado uma carreira artística e era ativo no Daum já desde 1898. Ele realizou sua formação prática na oficina de gravura e decoração, mas também estudou desenho e modelagem com Henri Berge. Ao mesmo tempo, estudou na École des Beaux-Arts, em Nancy.
Em 1913, os irmãos decidiram começar seu próprio negócio e compraram uma pequena fábrica de vidro, especializada em lâmpadas elétricas, em associação com um amigo Henri Wolf, em Epinay-sur-Seine. Esta fábrica era conhecida como 'Schneider Freres & Wolf'. A nova produção de vidro começou com, entre outros, um grupo de cerca de vinte trabalhadores seduzidos pela fabricação de Daum. No início da Primeira Guerra Mundial, a atividade da empresa teve que ser interrompida e as obras de vidro fechadas até o final de 1914.
Ernest e Charles foram desmobilizados em 1917 e a fábrica reabriu sob o nome de "Societe Anonyme des Verreries Schneider". Neste momento, o gosto público ainda favoreceu o estilo Art Nouveau, e a fábrica produziu principalmente vidro "cameo" com projetos florais e animais e vasos com alças e bolhas aplicadas. Além da introdução do vidro de arte, metade da produção era de copos comerciais. Em 1918, o fogo destruiu os estúdios de Galle e um grupo de artistas foi para a Schneider's para continuar sua produção para Galle. Este período foi de grande importância para Charles Schneider porque ele adquiriu a técnica de "marqueterie de verre" dos artistas de Galle. Esta técnica, semelhante à marqueteria em madeira, é onde o projeto é esculpido em um vaso e cheio de vidro colorido
Sempre inovador, a Schneider criou uma nova técnica de "pós coloridos", pelo qual o vidro pulverizado foi misturado com óxidos metálicos para obter cores diferentes e, em seguida, espalhar sobre uma superfície plana. A maioria dos vasos e lâmpadas de arte da Schneider foram exportados para a América.
Charles Schneider morreu em 1953 e a fábrica foi fechada em 1981
Fontes:
Foto: http://www.artdecoceramicglasslight.com/makers/schneider-charles/schneider-charles-biography